malha fina
30.Abril.2016

|


nereiba

Prefeitinha

      Dizem que no HBLEM tem uma enfermeira, que vem desde os tempos de Fernando Gomes, conhecida pelos funcionários como “a prefeitinha do Base”. Responde pelo nome Nereiba Xavier, “diga teu nome e te direi quem é”.

Manda quem...

Com o idoso fora, hoje está sob a proteção dos cururus do PCdoB. Nesta semana, o prefeito Vane foi em pessoa ao hospital exigir a demissão de 5 funcionários a pedido de Davidson Magalhães, atendendo solicitação da “prefeitinha”.

Obedece quem...

Como a “prefeitinha do Base” não gosta dos colegas, exigiu do padrinho sua demissão. O padrinho acatou e ordenou ao prefeito Vane ir pessoalmente executar o despejo. A que ponto chega a submissão de Vane aos cururus do PCdoB...


Sabe de nada

Dizem que o novo secretário da Agricultura, Sandro Lopes, chegou todo desconfiado no setor e fazendo caça aos fantasmas. Vai se decepcionar quando os vereadores que apadrinham as assombrações forem pra cima do prefeito.

Enganado

O radialista Roberto de Souza já se arrepende por apoiar a candidatura dos cururus. Prometeram secretária e deram cargo de terceiro escalão na Agricultura. Queria pelo menos que Antônio Muniz dividisse os 13 mil de Sandro Lopes.

Idoso malandro

Na quarta-feira, 27, uma multidão de idosos esperava pela vacina contra a gripe desde as primeiras horas da manhã. Mas o que viram foi o ex-prefeito Cuma passar na frente de todos, amparado por uma puxa-saco do posto de saúde.

Ovacionada

Só não contava com a coordenadora da Unidade de Saúde José Maria de Magalhães, que ouviu os protestos dos idosos e mandou Cuma voltar para o fim da fila. Os gritos de protesto viraram uma enorme salva de palmas para ela.

E tem é?

Velho observador da política ilheense, o blogueiro Guy Valério saiu com essa: PSOL se debate em crises existenciais. “Hoje não sabe se é puxadinho do PT ou barriga de aluguel da Raiz Cidadanista de Erundina”. Tem PSOL em Ilhéus?

Emburrado

Dizem que o comunista Davidson Magalhães não gostou da divulgação de que afirmou que secretário “é figurativo e pode ser qualquer um”. Agora exige empenho dos indicados. Mas pelo nível de seus indicados... será tarefa difícil.

Otários úteis

Os candidatos falaram pelos quatro cantos de “sua força” em revogar o rebaixamento da Ceplac, como se mudasse alguma coisa no velório. Caíram no conto do PT, que “desrebaixou” mas manteve o corte de 45% dos cargos do órgão.

Dupla hilária

patati e patata O pessoal perde o emprego, a renda, a paciência com o governo do PT, mas não perde o humor. Depois de defender Dilma, circula na net o novo apelido dos deputados Davidson Magalhães (PCdoB) e Bebeto (PSB): Patatí e Patatá.

Mal acostumada

O problema de colocar patricinha na presidência da Marimbeta é a falta de costume de fazer as compras de casa. A fundação pagou quase 50% mais pelo botijão de gás e pelo garrafão de água. Uma dona de casa economizaria mais.

Um a menos

Anunciaram que o senador Walter Pinheiro será secretário de Rui Costa. Até aí, assumiria Roberto Muniz, mas ele não está a fim. Com isso, quem ocupa é a suplente Sílvia Cerqueira, do PRB, que fechou questão pelo impeachment...

Vereador?

Dizem que é grande a chance do vice-prefeito Wenceslau ser candidato a vereador. Uma fonte da prefeitura diz que o vice se descompatibilizou da Secretaria de Planejamento exatamente no último dia permitido para quem é candidato.

Escolhidos

Essa fonte, ligada ao gabinete de Vane, diz que ouviu Wenceslau conversando com o vereador Jairo Araújo, garantindo que “a chapa do PCdoB está muito boa, vamos fazer coligação com o PP e faremos 3 vereadores, eu você e Aldenes”.

Quem quer?

Ou seja, o resto é só mula de votos. A mesma fonte afirma que a substituição do secretário de Transporte e Trânsito, Abraão, é dada como certa. O PCdoB tem procurado nomes para assumir a secretaria mas não acha quem queira.

Sem firmeza

Dizem que o prefeito Vane queria o pastor Elias Fernandes (PTC) na Settran. Elias disse que não faz compromisso porque “não sente firmeza” na candidatura de Davidson, depois que votou contra o impeachment da presidAnta.

Nem morto

Outro cotado para assumir a Settran é o ex-vereador Ricardo Bacelar, PR, partido na mão do controlador da prefeitura Oton Matos. Com isso, o PCdoB perde espaço, pois não é segredo que Oton não apoia o Davidson “nem morto”.

Golpe coletivo

Dizem que parte do dinheiro do concurso promovido pela Câmara de Vereadores de Itabuna foi devolvido à prefeitura na condição de ser repassado para uma associação controlada por um grupo de vereadores espertos. Isso é golpe!

Pelas beiradas

Dizem que nesse final de governo quem está se dando bem é o vereador Rui Machado. Aos poucos vai readmitindo seus apadrinhados que foram demitidos e de lambuja consegue novos cargos, como na Clínica Municipal de Trânsito.

Mão pesada

O governo democrático de Vane mostrou que sua “democracia” é a mesma do PT contra o afastamento da presidAnta. Em reunião na Emasa, funcionária fez sérias denúncia contra diretores. Foi premiada? Não, punida com afastamento.

E se?

Dizem que o diretor da Ciretran de Itabuna, Edmundo Moitinho, além de inovar usando “zangões”, que emitem até documentos sem poder, proibiu servidores de atender PMs e agentes, pois “nem de polícia ele gosta”. E se for preso?

Aeroviária

O saguão que parece um camelódromo já rendeu apelido ao aeroporto de Ilhéus. Chamado de “terminal aeroviário do Pontal”, ele virou piada na internet. “Usuários estão reclamando que os ônibus não estão parando na aeroviária”.

Repeteco

A novela da nova ponte do Pontal continua (aliás, passou tanto tempo que quando estrear já será a “velha ponte”). O governo do Estado soltou uma nota que parece a mesma de um ano atrás, de três anos atrás, de cinco anos atrás...

Mesmo texto

A nota diz que a empresa vencedora da licitação “não pôde dar continuidade às obras e por isso teve que ser realizado um novo processo licitatório, que se encontra em fase de conclusão”. Incrível, é o mesmo texto da promessa de 2015!

“Prometo...”

Prometida para ficar pronta ainda no primeiro governo Wagner, foi empurrada para o segundo, depois para o de Rui. A cada ano eleitoral se anuncia uma nova data para “depois das eleições”. Quer apostar que vão anunciar de novo?


Mais colunas:

Cláudio Humberto, politica
Hélio Castro Neves, velocidade
Daniel Thame, esportes
Marcel Leal, opinião
Diogo Caldas, coluna social
Juliana Soledade, cronicas
Tech, tecnologia e games
Malha Fina, notas ácidas

 
compre fazenda
Anuncie aqui: anuncio@aregiao.com.br

 

Copyright©1996-2014 A Região Editora Ltda, Praça Manoel Leal (adami), 34, 45600-023, Itabuna, BA, Brasil | Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.