malha fina
27.Agosto.2016

obstaculos

Campeonato

      O peso de ter seu partido afundado na maior corrupção da história está pesando para o candidato petista, que já foi superado por uma manga, e para o cururu, que continua atolado na “zona de rebaixamento” do campeonato eleitoral.

Mistureba

Sem a candidatura do maior corrupto da história de Itabuna, o jegue elétrico lidera com manga e pedinha empatados em segundo. Sem o corrupto nem o jegue elétrico, a disputa fica entre a ave colorida e manga. Altas emoções à vista.

Os “enjeitados”

Os defensores de Dilma e dos petistas presidiários que roubaram o país lideram a rejeição em Itabuna. Conseguiram ficar à frente do prefeito mais corrupto da história, com múltiplas condenações por roubo de dinheiro público. Mitou.


Envergonhados

Davidson se veste de branco, Geraldo de amarelo, Bebeto de “azul Neto”. Os três têm em comum a vergonha de usar a cor de seu partido, vermelho; a defesa de Dilma e a insistência em chamar de “golpe” o cumprimento da Constituição.

Cor maldita

A vergonha de usar o vermelho do PCdoB, do PT e do PSB tem uma razão simples: os partidos participaram do maior esquema de corrupção da história e ainda tentam salvar a presidente-ré Dilma. Vermelho virou a cor da corrupção.

Perigo à vista

O presidente da Câmara de Itabuna pode ficar inelegível. Entre as coisas que podem deixar um presidente de Câmara inelegível está deixar de colocar em votação as contas do prefeito. Aldenes não colocou nem três de Azevedo ainda.

Se der jegue...

hospital de base Se o jegue elétrico se eleger, Itabuna verá a volta do “hospital dos horrores”, do esquema de combustível do enteado, o secretário das abobrinhas, os burgueses, os esquemas de construção de casas de praia com recursos da prefeitura.

Se der corrupião...

Se o grão-corrupto voltar, a gente vai ver a volta da gorda do demo, jessuíno na saúde, tomógrafo quebrado comprado como novo, assassinato de jornalista, farra de consultas médicas, propinas cobradas de fornecedor. Ou seja, o caos.

Cururu afoito

Tem que ser muito irresponsável, ou desesperado por só ter 3% de intenção de voto, para prometer a volta do carnaval numa cidade que sofre uma grave crise de água, sem dinheiro para nada, e com o país vivendo uma longa recessão.

Ê, $audade$

O candidato que agora só veste branco, porque tem vergonha do “vermelho corrupção” de seu partido, talvez esteja com saudade dos muito$ benefício$ que conseguiu quando era secretário e ficou respon$ável pelo carnaval da cidade.

É a lei, idiota!

A Câmara festejou o crescimento do “interesse feminino pelo Legislativo de Itabuna”, porque 32% dos candidatos são mulheres. Claro que são, abestado. A lei exige 30% de mulheres na lista de candidatos do partido ou ele é punido.

Tão nem aí

A verdade é bem outra e o interesse delas muito menor. A maioria dos partidos é obrigada a inscrever a mãe, a tia, até a empregada para preencher esses tais 30%. Depois a gente vê dezenas com zero voto porque nem fizeram campanha.

Profissões

Bebeto foi só sindicalista até 1993, vereador até 1996, sindicalista de novo até 2010, quando declarou ao TSE um patrimônio de R$ 786 mil. Nada mal para profissões que parecem render pouco. Pelo jeito alguma paga muito bem.

Encalhando

Faltando pouco mais de 4 meses para o fim do mandato, o governo de Vane é navio sem leme. Por 4 anos o prefeito insistiu em manter pessoas da gestão de Zé Nilton em cargos estratégicos. Vão levando o barco para o banco de areia.

Meu pirão

Um exemplo que revolta muitos servidores é o Sargento Teles, diretor de transporte da Settran. Dizem que sempre usou a secretária em seu benefício. E hoje usa para fazer campanha para um candidato a vereador ligado a Augusto.

Santa liberação!

Dizem dentro da Settran que o Sargento Teles passa por cima do secretário, libera veículos e motos recolhidos por agentes sem o pagamento das multas e taxas. A senha é um santinho de seu candidato a vereador. Vane, nada sabe.

Mesmo “raio”

Os candidatos Gelado Limões e Daivinho aboliram a cor vermelha de suas campanhas e evitam falar o nome de Lula e Dilma. Mas nem assim enganam o povo. Gelado é cria da organização criminosa e Daivinho, eterno aliado dela.

Terra de ninguém

O navio sem leme de Vane continua produzindo escândalos e as eleições nem chegaram. Imagine ao sair o resultado a anunciado o novo prefeito. Não sobra quadro na parede, grampeador na mesa nem papel higiênico no banheiro.

Três empregos

Alguns espertos que fazem o que querem dentro da prefeitura estão nomeando as esposas e, dizem, até as amantes, para até três funções diferentes, recebendo os três salários. Vane, pra variar, não vê nada, não ouve nada, sabe nada.

Bicho solto

briga de galos O bicho rachou em Itabuna. Ronaldão está na corda bamba com sua reeleição. Dizem que não conseguiu agregar a fauna. Bileco se lançou a vereador, ameaçando a reeleição. O bicho vai pegar e dessa vez não vai dar águia na cabeça...

Chama Ubaldo!

Dizem que o afastamento de Geraldo Dantas foi o mais festejado dentro da Emasa, teve até festa. Geraldo perseguiu muitos e alegava ser honesto. Dizia que ajudou a construir tudo que funciona em Itabuna. A justiça discorda dele.

As famiglias

O povo não perdoa! Já estão tripudiando, dizendo que Fernando Cuma é o único candidato que não tem coragem de apresentar a família. Enquanto isso, Zé Nilton não teria tempo suficiente no horário eleitoral para apresentar a sua...

Será mesmo?

Pedro Arnaldo, o traíra de Renato Costa, presidente do PMDB de Itabuna, desautorizou Sergio Murilo e Adonias Castro a falar do programa de revitalização da Ceplac. Diz que vai coordenar os debates a pedido dos Vieira Lima.

Acordaram

Haja óleo de peroba para lustrar os vereadores de Itabuna. Em quatro anos nunca se preocuparam com a mobilidade urbana. Agora, depois de reclamações contra mudanças no trânsito, descobriram que o assunto é “de interesse deles”.

Não intere$$ava

Convocaram o secretário para explicar os “estudos técnicos” que deram origem às intervenções. Um dos reclamantes indagou se esse projeto passou pela Câmara. Não, pela Câmara só passa o que interessa ao bolso dos vereadores...

Limpeza geral

O resto, de problemas de limpeza e saneamento a transporte e urbanismo, é ignorado ou votado nas coxas. Se o povo de Itabuna quer alguma mudança, basta renovar totalmente a Câmara. Eleição e água sanitária servem para isso.

|


Mais colunas:

Cláudio Humberto, politica
Hélio Castro Neves, velocidade
Daniel Thame, esportes
Marcel Leal, opinião
Diogo Caldas, coluna social
Juliana Soledade, cronicas
Tech, tecnologia e games
Malha Fina, notas ácidas

 
compre fazenda
Anuncie aqui: anuncio@aregiao.com.br

 

Copyright©1996-2014 A Região Editora Ltda, Praça Manoel Leal (adami), 34, 45600-023, Itabuna, BA, Brasil | Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.