Ilhéus elimina todos os outdoors

Todo mundo quer uma cidade visualmente limpa, mas a Prefeitura de Ilhéus exagerou. Ela ordenou a retirada de todas as placas de outdoor da cidade e dos trechos de estrada que ficam dentro do município.

Com isso, Ilhéus será cidade sem um dos meios de comunicação mais modernos, adotado em todo o mundo. E continuará visualmente feia, por causa das fachadas de loja, calçadas quebradas, placas e letreiros.

A convocação para que os donos retirem voluntariamente as placas foi publicada no Diário Oficial do dia 9, com prazo de 20 dias. As empresas terão um enorme prejuízo, assim como anunciantes que dependem de outdoors.

A ordem inclui placas "instalados em áreas públicas ou em terrenos particulares voltadas para áreas públicas", ou seja, todas. Acabado o prazo, a prefeitura vai remover todas as placas não recolhidas.

A Prefeitura alega que a medida "atende ao Decreto 069/2016, que regulamentou os artigos 146 e seguintes do Código Ambiental de Ilhéus (Lei 3.510/2010)".

A lei "considera a necessidade de organizar, controlar e orientar o uso de anúncios visuais, com respeito ao interesse coletivo e ao conforto ambiental". Mas não prevê a eliminação, pura e simples, dos outdoors.

23:20  |  


Gostou? Repasse...