Pneus podem usar fibra de coco

Uma tecnologia desenvolvida na Universidade Estadual de Santa Cruz, no Laboratório de Polímeros e Sistemas (LAPOS), revelou uma excelente utilização da casca do coco-da-bahia.

A pesquisa estuda o uso de fibras vegetais de coco na formação de materiais compósitos, o que equivale dizer que é possível fazer pneu com material natural e biodegradável, 500% melhor que os atuais.

Esse caminho inovador está sendo percorrido pelo professor e doutor Celso Carlino Maria Fornari Junior, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), da Universidade.

A pesquisa iniciada em 2010 vinha sendo desenvolvida em sigilo e demonstra que a cadeia polimérica da celulose da fibra do coco pode formar quimicamente uma ligação estável com as macromoléculas de borracha.

Desta forma, a fibra de coco, tratada e acondicionada, pode substituir produtos de altíssimo valor agregado na construção de materiais tecnológicos.

“A fibra da casca do coco pode substituir o negro de fumo (carbono em dispersão muito fina, obtido por combustão incompleta de gás natural do petróleo”.

Muito empregado na indústria, principalmente da borracha, como carga reforçadora e pigmento preto, ele é amplamente aplicado em produtos como pneus de automóvel, caminhão e aviões.

0:08  |  


Gostou? Repasse...