CTA-BA é credenciado para mormo

O Centro Tecnológico de Agropecuária da Bahia, por meio do Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), foi credenciado, pioneiramente no Norte/Nordeste, a realizar o diagnóstico laboratorial para Mormo.

A doença infectocontagiosa acomete principalmente equídeos (equino, asinino e muar) mas pode ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem.

A doença, também conhecida ainda como ‘lamparão’, tem como agente causador bactéria da espécie Burkholderia mallei, causadora de graves problemas respiratórios, levando à morte, além de representar risco para outros animais.

Os exames realizados pelo laboratório pertencente à ADAB deve agilizar a liberação de laudos negativos para os criadores de animais que vão participar de eventos fora do estado.

Entre as agências estaduais, o Ladesa é o primeiro do Norte/Nordeste a ter esse credenciamento e o quinto em todo o País. Em maio técnicos da ADAB suspeitaram de um caso de mormo em uma mula na zona rural de Ilhéus.

Com o processo investigativo, através de exames laboratoriais, o resultado deu negativo. Mas novas ações foram desencadeadas em conjunto com ADAB, Núcleo Regional Sul da Sesab e Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus.

0:28  |  


Gostou? Repasse...