Salvador melhorou fluxo de tráfego

Salvador e Recife foram as únicas cidades no Brasil com melhoria na fluidez do trânsito em 2016, segundo pesquisa da Tomtom Traffic, empresa holandesa de GPS.

No ranking mundial, entre as 100 primeiras cidades, apenas 6, inclusive a capital baiana, melhoraram a performance de mobilidade. O histórico mostra que Salvador reduz os transtornos no trânsito ano a ano.

O nível de congestionamento vem caindo de 46% em 2014, para 43%, em 2015 e 40% em 2016. Os soteropolitanos tiveram 3% dos congestionamentos reduzidos, enquanto Recife apresentou melhoria de 6%.

As outras quatro cidades que vivem um trânsito mais fluido são Istambul, na Turquia; Varsóvia, na Polônia; Estocolmo, na Suécia; e Jidá, na Arábia Saudita.

A pesquisa da Tomtom analisa trechos trafegados por GPS distribuídos pelo mundo para fazer a medição. Em Salvador, dos 25 trechos críticos, 5 estão fora da competência da Transalvador, por se situar na BR-324.

De acordo com Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador, “Salvador está na contramão do mundo, de uma forma muito positiva. Sofremos com os mesmos problemas de todas as grandes cidades do planeta".

"Mas nossos esforços por mobilidade, investimentos em modais alternativos, inteligência de tráfego, monitoramento e obras de mobilidade têm surtido efeito”, declarou.

“Não podemos esquecer que nossa cidade sofre com uma superfrota, que cresceu 94% em dez anos, e que somente nos últimos 5 anos investimentos significativos em obras de mobilidade têm se consolidado”.

Em 2007, segundo o Denatran, Salvador tinha uma frota de mais de 490 mil veículos. Hoje, quase 960 mil.

0:27  |  


Gostou? Repasse...