CDLs da região discutem desafios

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canavieiras, Ériston Nascimento, e o vice-presidente José Batista Gama receberam na sexta-feira dirigentes das CDLs de Ubaitaba, Ilhéus e Itabuna.

Durante o encontro, diversos temas de interesse dos lojistas do Sul da Bahia foram debatidos e ficou acertada a elaboração de um documento para ser entregues aos governos Federal e estadual. Outro destaque foi a formação de promoções e parcerias.

Um exemplo citado por Nascimento foi a doação de um veículo 0 km pela Prefeitura de Canavieiras para a campanha de Natal e Ano Novo. Segundo o prefeito de Canavieiras, Almeida, os recursos para a aquisição do carro retornarão em forma de taxas e impostos, com o aumento das vendas.

Entre os problemas levantados nas reuniões mensais das CDLs do Sul da Bahia, um tem causado bastante preocupação, que é o tratamento diferenciado das indústrias em relação às médias e pequenas empresas. Segundo Nascimento, os preços têm uma grande disparidade.

Para o presidente da CDL de Itabuna, Jorge Braga, com o procedimento adotado pelas indústrias, os megas estabelecimentos vendem o mesmo produto no varejo a um preço menor do que o oferecido às médias e pequenas empresas.

Para o presidente da CDL de Ubaitaba, Arildo Favoretti, o comércio é o maior empregador e distribuidor de riquezas nas cidades e essa concorrência predatória está levando muitas empresas a fecharem suas portas, colaborando para o aumento do desemprego.

No entender do representante da CDL de Ilhéus, Paulo Moreira, são as médias e pequenas empresas que fazem circular o dinheiro. "Para as grandes empresas o que importa é o lucro transferido para a sede dessas corporações".

18:39  |  


Gostou? Repasse...