Ibametro alerta para brinquedos

O Ibametro e a Delegacia de Defesa do Consumidor estão realizando a Operação Dia das Crianças com o objetivo de retirar das lojas brinquedos irregulares, sem o Selo de Certificação do Inmetro. A fiscalização mais intensa acontece nestes dias até 12 de outubro.

Os fiscais alertam para a necessidade de comprar brinquedos seguros. Até agora 3 mil brinquedos irregulares já foram recolhidos. A operação conjunta prossegue, mas o Ibametro mantém a fiscalização de brinquedos ativa ao longo do ano.

Na capital e interior, os fiscais estão percorrendo lojas, supermercados de ruas e shoppings centers. As empresas que foram autuadas vão pagar multas que podem chegar até a R$ 1,5 milhão, se considerados fatores agravantes, como a reincidência.

O "hand spinner" foi o campeão das apreensões, representando em torno de 70% dos brinquedos irregulares. Nova sensação entre as crianças, o brinquedo é perigoso por conter diversas pontas e rolamentos.

A fiscalização apreendeu também armas de brinquedos que dão choque elétrico no contato com a pele e o ioiô "bol", brinquedo proibido no Brasil devido ao risco de estrangulamento, entre outros.

Os produtos irregulares serão incinerados de modo apropriado, conforme determina a legislação em vigor. Denúncias da comercialização de brinquedos sem o Selo do Inmetro devem ser feitas à Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-071-1888.

18:38  |  


Gostou? Repasse...