Itabuna: bariátrica por endoscopia

A primeira cirurgia bariátrica por endoscopia da Bahia será realizada em Itabuna, no dia 23. Essa nova técnica de redução de estômago chegou ao Brasil em 2017, mas 3 mil pacientes já foram submetidos a ela em diversos países, principalmente nos EUA e Espanha.

O primeiro procedimento da Bahia e segundo do nordeste (apenas Fortaleza dispõe desse procedimento) será feito em Itabuna pelo médico Alvaro Albano. "Ele traz bons resultados e baixíssimo índice de complicações, é simples e não exige mais do que um dia de internação".

Um dispositivo chamado Overstitch, após acoplado ao aparelho de endoscopia, permite realizar algo inédito no setor, a sutura endoscópica. Ele pode ser usado em qualquer ação médica onde se deseje aproximar tecidos por endoscopia, sem cirurgia.

Além disso, ele pode ser usado para revisar e corrigir cirurgias bariátricas já realizadas e no tratamento de intercorrências de cirurgias bariátricas precoces (fístulas) e tardias (alargamento da anastomose com reganho de peso).

O procedimento é rápido, levando de 45 a 60 minutos, com alta hospitalar no mesmo dia, menos risco de complicações, índice de perda de peso inicial de 15% a 20%, nenhuma retirada de parte do estômago ou intestino.

Porém, o procedimento custa muito caro e não é coberto por planos de saúde.

18:38  |  


Gostou? Repasse...