Pawlo Cidade efetivado na Cultura

O prefeito de Ilhéus designou o escritor e dramaturgo Pawlo Cidade, funcionário público municipal, para o comando da pasta de Cultura. Cidade apresentou um planejamento estratégico para os próximos anos e ouviu sugestões e orientações.

Pawlo Cidade é pedagogo e especialista em gestão cultural. É autor de 15 obras, como O Santo de Mármore, A Casa de Santinha, O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim, entre outros.

Sua produção literária o conduziu à Academia de Letras de Ilhéus, na qual ocupa a cadeira 13, cujo patrono e ex ocupante é seu fundador, Jorge Amado. A mesma cadeira foi ocupada pela escritora Zélia Gattai, esposa de Jorge.

Cidade tem como meta atualizar e finalizar o inventário do patrimônio da cultura de Ilhéus. “Para planejar é preciso conhecer”, diz, ao discorrer sobre a necessidade desse cadastramento como base para um trabalho que contemple os segmentos locais.

A partir daí, pretende trabalhar com linhas de ação que envolvem desde inclusão cultural e preservação da memória até empreendedorismo e fomento. “O papel do órgão deve ser o de fomentador, deixando a produção por conta da classe artística”.

Ele espera que a produção cultural, associada ao turismo, coloque Ilhéus em destaque como cidade criativa, ampliando as possibilidades de emprego. “A inovação, as tecnologias, assim como a tolerância, tornam-se indispensáveis”.

19:19   |