PF fez buscas em imóveis de Lúcio

A Polícia Federal (PF) fez buscas no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) na Câmara dos Deputados, na manhã desta segunda-feira. O acesso ao sexto andar do anexo IV, onde fica o gabinete do parlamentar, chegou a ser interditado pela PF.

Os agentes fizeram buscas ainda no apartamento dele e em mais dois endereços em Salvador. Os agentes chegaram ao prédio onde ele mora às 6 horas e saíram por volta das 10 horas, com um malote. O deputado é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso desde julho.

Já em Brasília, depois de quatro horas de trabalho, policiais federais deixaram às 10h45 o gabinete, na Câmara dos Deputados, onde realizaram operação de busca e apreensão a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Eles saíram com malas e malotes.

A operação investiga a relação de Lúcio Vieira Lima com os R$ 51 milhões apreendidos em um apartamento emprestado a ele e usado pelo irmão Geddel, em Salvador. O dono do apartamento declarou à PF que emprestou o imóvel a Lúcio.

Além disso, as impressões digitais de um assessor parlamentar de Lúcio Vieira Lima, Job Ribeiro, foram encontradas no dinheiro e nas malas. O dono do imóvel, Silvio da Silveira, afirmou à PF que entregou as chaves do apartamento nas mãos de Lúcio no começo de 2016.

A administradora do prédio, Patrícia Queiroz dos Santos, confirmou as informações. As investigações foram remetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que Lúcio tem foro privilegiado. A ação foi autorizada pelo ministro Edson Fachin.

As cautelares foram solicitadas pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, após as investigações iniciadas na primeira instância, no âmbito da Operação Cui Bono.

18:40  |  


Gostou? Repasse...