Receita libera quinto lote do IRPF

A Receita Federal começou a pagar nesta segunda-feira o quinto lote do Imposto de Renda Pessoa Física de 2017. Este lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2016. Ao todo, serão pagos R$ 3 bilhões para 2.420.458 contribuintes.

Segundo a Receita, R$ 99,28 milhões serão liberados para 2.849 contribuintes idosos ou deficientes, que têm prioridade. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve consultar no site da Receita. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146.

A Receita também oferece aplicativos para tablets e smartphones que permitem a consulta. No fim do ano passado, 771 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2016, devido a inconsistências nas informações prestadas.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas. Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita.

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

18:39  |  


Gostou? Repasse...