Eunápolis terá batizado de capoeira

O Grupo de Capoeira Expressão Afro Cultural realiza em Eunápolis, nos dias 25 e 26, o Batizado e a Entrega dos Cordões a 50 capoeiristas. O evento é o ponto alto do projeto de inclusão social com crianças, jovens e adultos de baixa renda.

A cerimônia de abertura será no dia 25, às 18h, no Segundo Quiosque do Residencial Parque da Renovação.

Na abertura vão estar presentes renomados mestres da região como Estrela, Eudochio, Tony, Diel, Irineu Gomes, Malícia, de Belmonte, professora Nanica, de Itanhém, professor Fábio Lira, e também os contramestres Lecreu, de Caravelas, e Aielhe.

No domingo, o encontro será aberto às 9h, na quadra do Ginásio de Esportes do Dinah Borges, em Eunápolis, com o objetivo de formalizar o batizado e a entrega dos cordões. Para finalizar, será aberta uma grande roda de capoeira, na qual mestres, contramestres e alunos se revezam.

“Temos cerca de 50 alunos que irão trocar de corda”, informa a monitora do grupo, Elane Nogueira, de 20 anos. “O batizado para eles significa uma conquista de dedicação à capoeira”..

A Roda de Capoeira, promovida pelo projeto Expressão Afro-Brasileira de Eunápolis, mantém núcleos de aprendizado nos Bairros Dinah Borges e Residencial Parque da Renovação. As aulas são ministradas pelo professor de Educação Física e mestre de capoeira Washington Bahia.

O mestre Bahia explica que além das aulas de capoeira, os alunos aprendem a musicalização própria da arte, “como o canto e toque de instrumentos, como berimbau, atabaques, caxixes e o pandeiro, além da cotação de histórias e aprendizado de outras manifestações artísticas afro-brasileiros”.

23:23  |  


Gostou? Repasse...