Chuva continua causando problemas

A formação de uma nova área de baixa pressão na costa, entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo, vai reforçar ainda mais a instabilidade nessas regiões. Entre a tarde de terça e a noite de sexta-feira, a previsão é de chuva volumosa.

Já houve alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra. A massa de ar fria é oriunda do sul do Brasil, em convergência com a umidade da Amazônia. Nas últimas 72 horas, fortes chuvas em várias cidades que causaram muitos prejuízos.

Em Guaratinga no extremo-sul, Itarantim, Maiquinique e Vitória da Conquista no sudoeste, as chuvas alagaram ruas e desalojaram famílias. Choveu até 110 milímetros, segundo a Prefeitura de Itarantim, que decretou emergência. O Inmet prevê chuva forte a partir de 50 milímetros.

O vice-prefeito e secretário de Administração, Jadiel Santos Matos, disse que os prejuízos estavam sendo levantados em Itarantim, que tem 20 mil habitantes. Segundo ele, há quatro famílias desabrigadas, mas há outras seis casas condenadas, com risco de desabamento. As pessoas resistem em sair.

A água das chuvas invadiu residências e casas comerciais no centro e nos bairros Cajazeiras, Bob Kenedy, Anedilha de Carvalho e Senhor do Bonfim. No final da tarde de terça-feira, um temporal caiu sobre Maiquinique, no médio sudoeste, deixando ruas e casas alagadas.

De acordo com os moradores, o rio transbordou repentinamente, invadindo as residências ribeirinhas, com a enxurrada levando tudo rio abaixo. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) enviou técnicos para as cidades atingidas.

23:59  |  


Gostou? Repasse...