CNE já aprovou a Base Curricular

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta a educação básica e conhecimentos, competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam ao longo da educação infantil e do ensino fundamental.

O texto foi aprovado por 20 votos favoráveis a 3 e os conselheiros debatem agora os detalhes do texto final. A BNCC estava em discussão no CNE desde abril, quando foi enviada pelo Ministério da Educação, e passou por diversas modificações.

O documento foi alvo de diversos questionamentos e polêmicas, e um grupo de entidades chegou a pedir a suspensão de sua votação na semana passada.

As três conselheiras que pediram vista conjunta do processo de votação na semana passada criticaram a pressa com que o texto está sendo votado e o pouco tempo para análise, além do debate com a sociedade e a exclusão do ensino médio da base curricular.

Elas defenderam um aprofundamento das discussões e a melhoria do documento. “Compete a esse órgão de Estado tratar adequadamente as políticas públicas do país sem açodamento. Infelizmente, a opção do CNE foi pela celeridade em detrimento da discussão aprofundada".

"Isso ficará registrado como uma afronta a esse órgão, sobretudo se o entendermos como um órgão de Estado e não de governo”, diz a conselheira Aurina de Oliveira Santana.

Um dos relatores, o conselheiro Joaquim José Soares Nato, destacou que todas as contribuições colhidas nas audiências públicas foram cuidadosamente analisadas e muitas propostas foram incorporadas ao documento.

23:59  |  


Gostou? Repasse...