FIBROMIALGIA
CÓLICAS
ENXAQUECA
EXCESSO DE PESO
TPM
FIBROMIALGIA
sintomas
diagnóstico
tratamento
IRRITAÇÃO E DEPRESSÃO
PRISÃO DE VENTRE

O QUE É
DR. CARLOS WILHEIMA palavra mialgia significa dor muscular. O prefixo fibro designa os tecidos conectivos fibrosos, que constituem ligamentos e tendões. A fibromialgia afeta os músculos e seus pontos de fixação nos ossos. É considerada uma síndrome e não doença porque se caracteriza por uma variedade muito grande de sintomas, que não são exclusivos dela mas também podem manifestar-se em outras enfermidades. Estima-se que no Brasil, 5% da população pode sofrer dessa síndrome.
O QUE CAUSA A FIBROMIALGIA
Mudanças hormonais, estresse em conseqüência de doença, trauma físico-emocional ou tendências depressivas podem contribuir para desencadear a síndrome. Pessoas que tem a síndrome e ficam inativas ou ansiosas sobre sua saúde podem piorar a sua manifestação. Pesquisas vem levantando o papel de certos hormônios e de produtos químicos orgânicos na sensação de dor, nas perturbações do sono ou alterações do humor.
PRINCIPAIS SINAIS
FADIGA
DISTÚRBIOS DO SONO
ALTERAÇÕES DE HUMOR
Pessoas com fibromialgia podem sentir cansaço de forma semelhante à experimentada por vítimas de outra síndrome, a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC). Quase 90% das pessoas com fibromialgia sentem fadiga, entre moderada e severa, que se traduz por falta de energia, baixa resistência aos exercícios e cansaço semelhante ao produzido por gripe forte ou uma noite insone.
sensação de acordar sem ter descansado realmente, em razão de privação do estágio do sono profundo. A pessoa dorme superficialmente e acorda durante a noite. Ou tem apnéia.
Muitas pessoas sentem desânimo. Algumas manifestam ansiedade e outras chegam a deprimir, de fato. Também podem queixar-se de incapacidade para concentrar a atenção em tarefas banais, do cotidiano.
Fonte:
Dr Carlos Wilheim, da clínica de fisioterapia FisioQualis
fisioqualis@ibest.com.br
Site www.reumatologia.com.br