INFECÇÕES URINÁRIAS
DISTÚRBIOS HORMONAIS
INFECÇÕES VAGINAIS
INFECÇÕES URINÁRIAS
prevenção
tratamento
tratamentos alternativos
INFLAMAÇÃO PÉLVICA
ENDOMETRIOSE
MIOMA
OVÁRIOS POLICÍSTICOS

VISITA AO GINECOLOGISTA
ROTINA DE EXAMES
CUIDADOS COM O ÚTERO
ATENÇÃO AOS SEIOS
PRECAUÇÕES COM A PELE

O QUE É
Infecção bacteriana do canal urinário causada, na maioria das vezes, pela bactéria E. coli. A mulher está muito mais sujeita a esse tipo de infecção do que o homem por ter a uretra mais curta. A uretra é o canal que leva a urina da bexiga para fora do corpo. Estima-se que metade das mulheres desenvolve infecção urinária ao menos uma vez na vida. A infecção atinge a bexiga, geralmente, dando origem a cistite. Se não tratada rapidamente pode também pode afetar os rins.
O QUE CAUSA
Relações sexuais são a causa mais comum. A atividade sexual intensa aumenta a chance de uma mulher contrair infecção do trato urinário, bem como o uso de diafragma e a gravidez. Outros fatores de risco são: infecções anteriores, idade avançada, menopausa, pedra nos rins, diabetes, complicações imunológicas e tendência genética.
PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS
Quando a bactéria se instala na uretra aumenta a sensação de vontade de urinar, seguida de ardência e dor no canal urinário. Os sintomas podem incluir febre, urina leitosa e com odor acentuado. Sangue misturado à urina também é comum de acontecer. Quando as bactérias infectam os rins, os sintomas podem incluir febre fica alta, dores nas costas, do lado do rim infectado, náusea e vômito.