INFORMAÇÃO<Guia de raça << AIREDALE >>
  


AIREDALE: GRANDE VERSATILIDADE

 
 

Habilidades não faltam a este simpático cão que, além de tudo, é ótimo companheiro e guarda. Ele é o maior dos Terriers e por suas qualidades há quem o considere o rei entre todos eles. A versatilidade deste cão de porte médio, cauda empinada e pêlo duro, impressiona quem não o conhece muito bem. Pouco divulgado no Brasil, o Airedale atual é uma raça recente, aprimorada na Inglaterra há cerca de 100 anos. Seu desenvolvimento veio do cruzamento entre um extinto Terrier de trabalho e o Otter Hound, cão de apurado faro e incontestável habilidade em nadar. A combinação destas características com a agilidade, a coragem e as aguçadas visão e audição dos Terriers proporcionou um resultado que não poderia ter sido mais feliz. Exímio caçador, função para qual foi criado, é eficiente na caça terrestre de grandes animais e na aquática. Ótimo nadador, atua em regiões pantanosas e em águas mais profundas e de correntezas agitadas.

PROEZAS

Ao mesmo tempo dócil e com ar inofensivo é um excelente guardião. Equilibrado e alerta, se um Airedale latir, pode ter certeza: há algo errado. Diante de uma ameaça, defende seu dono e território de forma implacável, late e ataca com valentia, se preciso. Não é à toa que é adotado pelas polícias da Inglaterra, Alemanha e Argentina. Estêvão Luis Ferreira Maiolini, do Canil Maiolini, Campinas-SP, atesta: "um por perto é segurança garantida. Certa vez, o meu pai estava na calçada e quase foi assaltado. Meu cão se jogou contra o portão que estava encostado para defendê-lo. O ladrão fugiu sem roubar nada". Mas as proezas da raça não param por aí. Destacou-se em guerras como cão mensageiro e há exemplares que servem de guia de cego e localizador de feridos. Como diz Evelynn Miller no livro How to Raise and Train on Airedale, ele é um dos poucos que podem hoje seguir o rastro de uma onça e amanhã cuidar de um bebê.

BEM FALADO

Sua capacidade de adaptação o torna ideal para qualquer clima ou ambiente, desde que tenha espaço para gastar sua energia. Facilmente adestrável, aprende diversos truques e pode divertir a família com demonstrações circenses. Observador, não raro surpreende fazendo algo que não lhe foi ensinado.. "Condicionei um dos meus a cumprimentar as visitas. Os outros fazem igual sem terem sido ensinados" diz Evania Marina Zito, do Canil Cityzito, São Paulo-SP. O mesmo acontece com Letícia Nastari do Canil Airedy, Diadema-SP. "Quando chego e abro o portão nenhum dos meus 6 Airedales saem, eles seguem o exemplo da mais velha, a única habituada a esperar do lado de dentro". É ativo e gosta de servir o homem, dois dos motivos que o fazem ser muito bem falado por adestradores que trabalham com a raça. "Além de energia e resistência para o trabalho, o Airedale não dispersa, fica de olho na gente, assimilando o que se quer dele. E o bastante, vai lá e faz. Não exige várias repetições", diz José Luiz Rodrigues, adestrador há 28 anos, que treinou mais de 20 Airedales na Argentina, onde foi assessor de compra, criação e adestramento da entidade policial Gendarmeria Nacional Argentina. Com tantas virtudes é difícil não se entusiasmar. O olhar maroto expressa sua energia. Brincalhão e curioso, sai em busca do que fazer. Corre atrás de pássaros, ratos e o que mais se mover. Nunca dispensa um pega-pega com o dono ou outros cães e participa com gosto de atividades esportivas. Com ele só não vale monotonia.

 

FICHA

Compra do filhote: "com estrutura óssea pesada e pernas longas. Orelhas em forma de V, dobradas e apontando para os lados", Anna Paola Cordi, do Canil Luna del Kilimanjaro, Curitiba-PR. "Nasce preto e começa a clarear aos 40 dias. Aos 6 meses a cor se define", Letícia.

Cor: A sela no dorso e as faces dorsais do pescoço e da cauda são pretas ou grisalhas, o resto da pelagem é castanha.

Altura: Machos: em torno de 58 e 61 cm e fêmeas 56 e 59 cm. Dados acima de acordo com o padrão CBKC 007 de 20/4/94.

Cuidados: "Corta-se um terço da cauda aos três dias, Anna Paola. "A partir dos 6 meses, para os exemplares de estimação, deve-se tosar em intervalos de 45 a 90 dias, deixa-se a barba, sobrancelha, peito, pernas e patas. Como às vezes tem problema de caspa, use xampu anticaspa", Letícia.

Ambiente: "Não deve viver em apartamentos. Precisa de espaço para brincar e gastar sua adorável energia", Maria Helena de Barros Pimentel, do Canil Lady Ellen, São Paulo-SP.

Para ler: The New Complete Airedale Terrier de Gladys Brown Edwards, Howell Book House, EUA.

 

 

gradecemos aos entrevistados, inclusive pela revisão deste texto, feita também por Hilda Drumond, juíza all rounder pela ACB e Joni Petrovich, presidente da Federação Cinológica Paulista. Reportagem e redação: Flávia C. Soares. Foto: Mump. Canil Maiolini Prop.: Canil Maiolini.
Direitos autorais do texto: Cães&Cia, é proibida a reprodução total ou parcial do texto

 

 
  
conheça também: