INFORMAÇÃO<Guia de raça << SPRINGER SPANIEL INGLÊS >>
   

Fan Clube Springer Spaniel Inglês
Deixe aqui sua mensagem e conheça pessoas que admiram a raça
clique aqui

 
 



SPRINGER SPANIEL INGLÊS

Além de belo, ele surpreende por suas múltiplas qualidades. "Descobri o Springer Spaniel Inglês ao visitar, pela primeira vez, uma amiga que o criava. Foi só vê-lo que me apaixonei. Fiquei impressionada com tanta beleza e altivez. Havia filhotes e não pude resistir, comprei uma fêmea", conta Maria Georgina Valente do Springplace's Kennel de Campinas-SP, que na época criava três outras raças e hoje tem exclusivamente Springers. Muito antigo, este cão ajudou a formar praticamente todas as dezenas de raças spaniel (inglês) e epagneul (francês) do mundo, cujo significado é "espanhol", vindas dos tempos em que os espanhóis o usavam para caçar em conjunto com falcões, atraindo o interesse de nobres de toda a Europa. Hábil em localizar e buscar aves, já mostrava ótimo faro, agilidade, resistência na movimentação, rapidez em aprender, disposição ao trabalho e muita vitalidade (spring é saltar, brincar, em inglês), sendo até hoje um excelente caçador.

VERDADEIRO SHOW
Estéticamente bonito, o Springer Spaniel Inglês é bem proporcionado nos contornos, com uma linda pelagem nas cores fígado e branco, preto e branco ou qualquer destas duas combinações com marcações em cor canela. E parece ter consciência disso. "Senta e deita de um jeito diferente, como quem diz sei que sou o tal", conta Maria Georgina. Entre os spaniels é o mais alto e esbelto. É elegante também namovimentação. Alguns, quando trotam, parecem estar com as quatro patas no ar, passando a sensação de leveza. Uma curiosidade é que muitos Springers apoiam, do mesmo lado, o pé da frente e o de trás, ao andar devagar. Segundo Flávio Werneck, experiente handler brasileiro, o Springer é uma raça especialmente gratificante de se treinar para exposições, pois além de aprender facilmente é normalmente muito exibido, característica desejável num cão de exposição.

TALENTOS
Inteligente, sensível e afetuoso é também ótimo companheiro. Bem-humorado, mostra ao mundo sua felicidade através da cauda sempre vivaz e ativa. "O rabo diz tudo. Se por exemplo você faz algum comentário mesmo sem olhá-lo, abana-o logo. Se errar e for repreendido, assume baixando-o", diz Maria Georgina. O prazer em agradar ao dono faz com que seja muito obediente. "Obedece demonstrando prazer. A compradora de um exemplar, por exemplo, contou-me que o punha para dormir no banheiro, com a porta aberta e que, mesmo sendo de uma raça que adora ficar ao lado do dono, esperava até ser chamado na manhã seguinte, só para agradá-la. E note-se: tinha apenas 2 meses de idade", comenta Maria Georgina. "Basta um olhar para que nos compreenda. Não aceita ordens com tratamento brusco", finaliza. O grande apego ao dono faz também que, em seu território, seja eficiente no alarme. Nas caminhadas é capaz de nos acompanhar por horas. "É um dos cães ideais para treinar como farejador de drogas e trabalhar em aeroportos, onde há muita gente", diz Eduardo Espósito, primeiro-tenente e adestrador do Canil da Polícia Militar, outro admirador da raça. "O treinamento e o trabalho são ajudados pela sua grande capacidade olfativa, facilidade de aprendizado, porte, dedicação e agilidade. Sua extrema alegria e o interesse por brincadeiras e objetos são também fundamentais em nosso trabalho", completa Eduardo. Tanto que, quando fez um curso sobre farejamento de drogas na Inglaterra usou um Springer. Mesmo tendo fãs diversificados, o Springer no Brasil como os demais Spaniels, exceto o Cocker Inglês, é pouco criado.

FICHA
Pelagem (cães de estimação): deve ser sedosa e brilhante. Escovações: a cada 15, 20 dias. Tosa: deixa-o bem delineado, elegante (há quem prefira não fazê-la). Desbasta-se a pelagem do dorso, cabeça e pescoço até o início do peito e cauda, ficando com 1 a 1,5 cm. No resto, permanecem as franjas naturais. Manutenção da tosa: a cada 15 a 40 dias, dependendo do cão. Cauda: Corta-se não muito curta e nos primeiros dias.

Reportagem e texto: Marcos Pennacchi. Foto: Luiz Henrique Mendes. Prop.: Canil Airplay-RJ.
Direitos autorais do texto: Cães&Cia, é proibida a reprodução total ou parcial do texto

 
   
conheça também: