Ano 1 - nº 9 
26 de maio a 10 de junho/99 
  
"Luiz Avellar em Movimento"

por Laura Campanér
borage@uol.com.br

Reprodução
Capa do CD

"Luiz Avellar em Movimento", é o nome do recém lançado CD do pianista Luiz Avellar pela Savalla Records, e não poderia ser diferente. O nome escolhido sintetiza o trabalho em pelo menos dois aspectos: ouvindo o CD temos a sensação de estarmos seguindo os movimentos de uma peça que se apresenta como um todo.

Outro aspecto a se especular sobre a escolha do nome é imaginar a disposição, o movimento do autor para gravar sua obra, em dias tão difíceis para a música instrumental, ainda mais se tratando de um instrumento solo.

Mas talvez isso não incomode o pianista pois nas entrelinhas dos temas que assina, ele parece viajar e acaba nos levando junto pra bem longe do caos da realidade. É um daqueles casos raros onde o instrumento conversa com o ouvinte, abrindo diálogo para uma gama imensa de sentimentos que não são expressos com palavras, mas apenas com sons.

Momentos de brasilidade, traduzidos na faixa de abertura "Pierrot no Frevo" e de profunda introspeção, como nas faixas "Segóvia, Cidade e o Castelo", "Valsa" e "Do Outro Lado do Mundo", sendo pra lá mesmo que vamos no decorrer do CD.

A estética de Avellar se apoia em sua excelente performance como instrumentista e tem linguagem própria. Porém, como quase sempre precisamos de referências para situar uma linguagem, digamos que o trabalho do compositor por vezes nos faz lembrar toques do saudoso pianista Luiz Eça, e por outras vai em pequenos passos, em direção ao âmago do piano erudito.

"Luiz Avellar em Movimento"
1. Pierrot no Frevo
2. A Bailarina
3. Eric e Vivian
4. Feliz
5. Tango n.º 1
6. Valsa
7. Do Outro Lado do Mundo
8. Paisagem de Ipanema
9. Tango n.º 2
(todos os temas são de autoria de Luiz Avellar)

CAPA BORAGE