Ano 2 - nº 21 
03 a 25 de agosto/00 

"Nó em Pingo D'água"

por Laura Campanér
borage@uol.com.br

O grupo carioca "Nó em Pingo D'água", composto por Mário Sève (sopros), Celsinho Silva (percussão), Rodrigo Lessa (bandolim e violão), Rogério Souza (violão) e Papito (baixo), está com seu 4º álbum de música instrumental, "Nó Na Garganta", música de Guinga que dá nome ao trabalho.

O tema de abertura do CD - provavelmente composto apenas no violão de Guinga - ganhou um belo arranjo para orquestra de cordas e violão solo, que caminha em contraponto com o timbre do violão nylon, executado pelo próprio autor e do violão de aço de Rodrigo Lessa, fazendo frases de viola caipira. As cordas sustentam o "clima" da música, numa boa dosagem de referências rítmicas, que embalam o tema num maracatu mais lento.

A escolha de "Nó Na Garganta" para abrir o CD não poderia ser mais bem vinda: a música sintetiza e garante toda a beleza deste disco instrumental e as possibilidades de viajar com o som. Outro destaque é a música "Conversa Fiada", de Rogério Souza: um samba-choro alegre e bem humorado, lembrando mesmo uma conversa fiada.

O disco traz curiosidades musicais como a valsa brasileira "Tristorosa", tema de Villa Lobos - que assina a autoria com o pseudônimo de Epaminondas Villalba - com letra inédita de Cacaso, interpretada por Leila Pinheiro.

Numa caprichosa qualidade técnica de gravação, o CD surpreende pela atuação dos integrantes do grupo, todos excelentes músicos e por seus arranjos, onde a tradição flerta com a linguagem moderna da música instrumental brasileira.

Fale com o Nó em Pingo D'água:
http://www.noempingodagua.com.br
acesso ao site para comprar o CD

CAPA BORAGE