Ano 2 - nº 22 
10 a 30 de setembro/00 

"Tom Canta Vinícius ao Vivo"

por Laura Campanér
borage@uol.com.br

Gravado em show ao vivo no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro em janeiro de 90, dentro do projeto "Ciclo Vinícius de Moraes - Meu Tempo é Quando", o CD "Tom Canta Vinícius ao Vivo" de Tom Jobim, reúne as canções de amor de Vinícius de Moraes feitas em parceria com Tom.

"Insensatez", "Derradeira Primavera" e "Modinha", são algumas delas. São músicas tão belas que não conseguimos decifrar os limites de onde começa e onde termina a parceria de Tom e Vinícius, tão casadas estão a música e a poesia. O áudio foi de tal forma captado nesta gravação que chegamos a ouvir, em algumas faixas, a respiração de Tom, o que dá um certo ar de gravidade ao trabalho.

No CD estão os clássicos "Eu Sei que Vou Te Amar", "Ela é Carioca", "Garota de Ipanema" e "A Felicidade", todas de Tom e Vinícius, mas também traz "Valsa de Eurídice", "Serenata do Adeus" e "Medo de Amar", todas de autoria de Vinícius de Moraes.

Em alguns momentos do show, Tom recita trechos de poemas de Vinícius, num contraponto com as canções.

O trabalho é também uma homenagem de um carioca ao Rio, uma vez que reúne tantas músicas falando da cidade e seu cotidiano, como "Samba do Carioca", "Ela é Carioca", "Garota de Ipanema" e "Carta ao Tom".

O CD fecha com a valsa brasileira "Pela Luz dos Olhos Teus"(Vinícius de Moraes). Participação de Paula Morelenbaum (voz), Paulo Jobim (violão e voz), Danilo Caymmi (flauta e voz) e Jaques Morelenbaum (cello).

"Tom canta Vinícius ao Vivo"
Produção: Jobim Music
Universal Music
Preço - R$ 25 em média

CAPA BORAGE