Ano 3 - nº 26 
10 a 31 de Janeiro/01 

Laura Campanér na Web é movimento musical

por Ricardo Fotios*

Estréia hoje o site oficial da cantora e compositora Laura Campanér. Também chega às lojas o segundo CD solo de Laura, "Meu Vôo". As duas mídias merecem considerações. No entanto, este espaço será dedicado à uma análise da página virtual, já que participo do CD e não ficaria à vontade para escrever. Sem mencionar que Internet é o meu negócio desde os primórdios do produto no Brasil.

Pois bem, é óbvio que, quando alguém visita um site de uma personalidade específica, pretende obter informações sobre aquele artista e, também, ter uma navegação mais amigável do que aquela praticada em sites de informações, por exemplo. Desta forma, conteúdo e design andam muito mais ligados em sites de personalidade do que em páginas diversas.

O site oficial de Laura Campanér preenche estes requisitos básicos e incorpora um terceiro item, bastante importante: participa-se. O menu de opções está sempre visível e o internauta pode mudar de uma seção a outra sem ter que dispensar muitos cliques para isso.

As informações sobre a cantora publicadas no site, apesar de ocuparem muitas páginas, estão escritas em texto rápido, que facilita a leitura na tela. Aliás, poucos produtores de sites têm a preocupação de diferenciar os textos do material impresso dos do site.

A discografia, detalhada para cada trabalho, é o destaque da página. Se disponibilizasse áudio em vários formatos, ainda que em trechos, de todas as músicas compostas e registradas de Laura, seria perfeito. De qualquer forma, o disco novo tem um espaço bastante bom na página e com possibilidade de se ouvir todas as faixas pela Rádio UOL.

É verdade que a ausência de animações no site deixa a navegação um tanto estática, para ser óbvio e redundante. Mas, assim como Laura em sua música esta em franca evolução, dá par saber que sua vida virtual também receberá upgrades constantes.

Visite o site em http://www2.uol.com.br/lauracampaner

* O jornalista Ricardo Fotios é editor do Bate-papo UOL com Convidados

CAPA BORAGE