Ano 3 - nº 28 
03 a 20 de Maio/01 
  
Duo Portal: "Música de um Povo Imaginário"

por Laura Campanér
lauracampaner@borage.com.br

"Inspirada nas músicas de todos os mundos".
É assim que o Duo Portal define sua música. Nas flautas de Zé Renato Gimenes e nos vasos, ocarinas e calimbas de Gustavo Barbosa Lima, é que a música do Duo Portal nos soa atemporal e por vezes nordestina, indígena, andina, medieval, indiana, enfim, como vinda "de um povo imaginário".

Construída delicadamente com os sons da água, cabaça, sinos de cerâmica, monocórdio do Nepal, cuia tibetana, apito Kaiapó, chocalhos borróros e tantos outros timbres sutis, executados por estes dois excelentes músicos-compositores, o Duo Portal mergulha num universo de referências, despertando uma memória auditiva que esbarra em nosso "inconsciente coletivo".

O transporte para estes "outros mundos" é imediato e prazeroso. É pife cearense, é atabaque baiano de cabaça, é moringa, é pife japonês, numa dança percussiva virtuose dos dois músicos, que hipnotiza. É incrível como o duo "Portal" abre uma porta de maneira tão forte, escancarando todo um universo, somente com sons.

É world music e não apenas. É brasileiro também. Mexendo profundamente com nossos sentidos, através de uma viagem sonora, o som do Duo Portal lida com arquétipos de nosso imaginário.

É como diz André Abujamra no texto que acompanha o encarte: "quando escutei o Duo Portal pela primeira vez, entendi que aquele som era meu parente, era uma língua que eu já tinha escutado. Escutar este CD é como viajar no tempo, onde passado, futuro e presente se fundem".

Saiba mais:
www.azulmusic.com.br
info@azulmusic.com.br

"Música de um Povo Imaginário"
Duo Portal
Azul Music
R$ 18 em média

 

Os "Angels" de Schicco Salles


CD "Angels", de Schicco Salles é puro new age. Produzido quase que totalmente no teclado, traz longos temas descrevendo em sons, os climas de um "mundo angelical". Todo composto, tocado e arranjado por Schicco Salles, "Angels" abre com "Breath of Life" e segue com "Angelical Dream", música que tem com introdução o som do vento e como final o som da água, conta com a participação de Eugênio Matos no violão. Entre o repertório estão músicas bastante descritivas, usando os sons da natureza como elemento musical, e "Spirits of Nature" também é uma delas.

Outros dois músicos foram convidados para participar do trabalho: Ocello Mendonça, que tocou violoncelo nas faixas "Windfall" e "Spiritual Energy" e Paula Beltrão, que fez a flauta em "Voices of Hope" e "Heavenly Prayer".

"Invisible Light" fecha o disco com pequenos toques de um sino, que soam como gotas pingando nágua, ou como pequenos feixes de luz brilhando na escuridão.

Saiba mais:
www.azulmusic.com.br
info@azulmusic.com.br

"Angels"
Schicco Salles
Azul Music
R$ 18 em média

CAPA BORAGE