Ano 4 - nº 39 
16 de agosto a 6 de setembro/02 
  
A arte de Paulinho Nogueira

por Laura Campanér
laura.campaner@bol.com.br

O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil. Talvez pela tradição, por ser um instrumento de acompanhamento para a voz, pelo baixo preço de custo ou pela facilidade de ser transportado de um lugar ao outro, o violão tem sido, desde muito tempo, um dos mais procurados para fazer música.

Porém, muitos dos que se aventuram na arte de tocá-lo, percebem que apesar do violão ser a princípio um instrumento de fácil manuseio, depois de um certo estudo se torna um desafio a ser transposto, tamanha é a complexidade de sua linguagem e de sua técnica.

Felizmente o Brasil, com sua musicalidade inerente, produziu grandes nomes do violão, como Garoto, Dilhermando Reis, Baden Powell e Rafael Rabelo (para citar alguns que não estão mais entre nós) e outros como Toquinho e Paulinho Nogueira, este último que está, a todo vapor, fazendo sua arte com a categoria de um mestre.

Em seu recente trabalho, o CD "Chico Buarque - Primeiras Composições", Paulinho Nogueira gravou onze músicas de Chico Buarque, entre elas as canções "Carolina", "Olê, Olá" e "A Banda". A escolha do repertório não poderia ter sido mais acertada, pois reúne os melhores temas de um consagrado momento musical de Chico.

O resultado foi um álbum de extrema beleza, precisão técnica, interpretação e criatividade nos arranjos, para a releitura das obras primas que Chico compôs em sua primeira fase, quando ainda fazia sozinho letra e música.

É desnecessário dizer aqui, o quanto o disco é agradável de ser ouvido, ou importante como referência aos violonistas aspirantes e não aspirantes, ou ainda que, em sua maestria, Paulinho Nogueira tenha atingido mais uma vez um altíssimo nível de elaboração para seu "tecido" musical, na arte do violão solo.

Temos sim é que apreciá-lo o quanto antes e desfrutar essa prazerosa viagem para onde seu violão nos transporta.

Repertório do CD: "Carolina", "Olê, Olá", "A Banda", "João e Maria", "Joana Francesa", "Com Açúcar e Com Afeto', "Quem Te Viu, Quem Te Vê", "Rosa dos Ventos", "Roda Viva", "Olhos nos Olhos", "Noite dos Mascarados".

CD "Chico Buarque - Primeiras Composições"
Paulinho Nogueira
Trama
www.trama.com.br

CAPA BORAGE