Receba o boletim Borage

NOME

E-MAIL

instrumental
“Conversas de Violão e Contrabaixo” Rubens Nogueira e Marinho Andreotti
Laura Campanér
laura.campaner@bol.com.br
Se o violão no Brasil, sempre foi um instrumento bastante festejado, não é pra menos. A música brasileira vem há tempos produzindo excelentes violonistas que, não raro, compõem para seu instrumento.

Garoto, Dilhermando Reis e Baden Powell, só para citar alguns violonistas “da antiga”, que influenciaram uma enormidade de novos músicos, formam um tripé na história do violão brasileiro. Estilos musicais a parte, estes três ícones trouxeram para o violão e consequentemente para a nossa música, uma linguagem própria que marcou decididamente a performance dos executantes do instrumento.

No rastro dessa paixão pelo violão, que habita tanto o coração dos ouvintes e “amadores”, (no sentido mesmo da palavra amor) do instrumento, quanto daqueles que resolveram dedicar suas vidas a toca-lo, está o violonista e compositor Rubens Nogueira, que ao lado do contrabaixista Marinho Andreotti, gravou o CD “Conversas de Violão e Contrabaixo”.

O disco reúne nove temas de Rubens Nogueira, que mostra em suas composições uma gama variada de gêneros musicais e propõe um diálogo entre os instrumentos. “Conversas de Violão e Contrabaixo” vai desfiando faixa à faixa um repertório de belas canções como “Pra Sarar Meu Coração”, tema marcado pela suavidade do dedilhado e outras com influência de Egberto Gismonti, como o tema “O Espertinho”.

A conversa se diversifica no “Blues For My Mother”, provando que não é só o piano que fala a linguagem do jazz e ganha contornos de confabulação no “Baião Legal”, tema de batida típica, muito apreciada pelos violonistas devido à sua fluência na velocidade e ao mesmo tempo dificuldade rítmica para ser executada.

O tom de bate-papo fica por conta do choro “Sobrevivendo” e a reflexão sobre a vida fica à cargo de “Olhar Oculto”, tema de forte presença do violão espanhol, porém num andamento lento, onde o contrabaixo acústico ganha voz de solista e de “O Amor Verdadeiro”, tema de rica harmonia e dedilhado intenso.

“Conversas de Violão e Contrabaixo” vai encerando seu diálogo com o tema “Calmo”, que como diz o título, traz uma paz interior em sua audição e “Sambaden”, que conta com a participação do percussionista Ricardo Garcia para um samba bem ao sabor de seu homenageado: Baden Powell.

Fale com Rubens Nogueira
nogueirafilho@hotmail.com

“Conversas de Violão e Contrabaixo”
Rubens Nogueira e Marinho Andreotti
Independente
Contatos: (11) 38 12 55 46