Receba o boletim Borage

NOME

E-MAIL

instrumental
Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto, no violão de Fernando Araújo
Laura Campanér
laura.campaner@bol.com.br

Interpretando grandes nomes da música escrita para o violão, como Villa-Lobos, Garoto e ainda Piazzolla, numa adaptação da obra, o violonista Fernando Araújo, natural de Belo Horizonte, mostra ao público toda sua musicalidade e virtuosismo inerente ao repertório, em seu recente CD “Universal”.

Para quem não ainda conhece Fernando Araújo, esta é uma excelente oportunidade para ouvir seu trabalho, que já foi apreciado em apresentações por todo o Brasil, também como solista ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e ainda em recitais em Nova York e Filadélfia – EUA.

Interprete preciso na execução de seu instrumento, Fernando Araújo escolheu para abrir o disco os cinco prelúdios de Villa-Lobos, obra essencial no repertório violonístico, que ele domina com habilidade. Fernando Araújo, que já havia obtido o 1º lugar no prêmio de melhor interprete de Villa-Lobos no II Concurso Nacional de Villa-Lobos, mostra nos prelúdios toda a inspiração que vai para além da técnica exigida pela obra.

Numa segunda seção do disco, estão “Las Cuatro Estaciones Porteñas”, de Astor Piazzolla, originalmente escrita para o quinteto Piazzolla, foi adaptada para o violão pelo violonista Sérgio Assad (Duo Assad). Aqui Fernando toca com sutileza o “Otono Porteño”, com introspecção o “Invierno”, com clareza de sons o dedilhado da “Primavera” e para o “Verano”, esta mais conhecida pelo público, acrescenta o vigor sonoro que exige a execução.

Na terceira e última seção do disco estão três das mais conhecidas canções compostas por Garoto, um dos maiores violonistas que o Brasil já teve: “Duas Contas”, “Gente Humilde” e “Lamentos do Morro”. Acompanhado de um quarteto de cordas, com arranjos de Mauro Rodrigues, aqui o violão de Fernando Araújo salta para um patamar de completude. As três canções trazem para o disco a docilidade e beleza da música popular brasileira, em grande estilo.

A qualidade musical do trabalho e a magnitude das obras escolhidas para o repertório, fazem deste disco uma audição indispensável para os colecionadores e um prazer que surpreende aqueles que ainda não conhecem o violão como solista.

Serviço:
“Universal”
Fernando Araújo interpreta Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto

Selo Karmim
www.karmim.com
karmim@uol.com.br