Jato que bronzeia

Dá para manter a cor dourada da pele durante todo o ano, mesmo com o fim do verão. O serviço conquista mais e mais salões e, conseqüentemente, clientes

Arquivo Duetto / Marisa de Lucia
Que praia que nada. Quem quer pegar um belo bronzeado - ou manter o seu - deve ir ao salão de beleza. O novo método de bronzeamento artificial não prejudica a pele, como fazem as camas de bronzeamento e o sol. "É saudável, não provoca manchas, envelhecimento precoce nem câncer de pele", diz a dermatologista Sonia Voss, de Santos (SP). E ainda tem a vantagem de deixar a pele dourada em poucos minutos. Uma única sessão já é suficiente. "A cor dura cerca de quatro dias", avisa a esteticista Fátima Vieira, do Jet Bronze. O ideal, no entanto, é realizar três sessões no período de cinco dias, alternados ou não. "Nesse caso, a cor permanece por 20 dias, se for feita uma sessão de manutenção no décimo dia", afirma Fátima.

O ativo responsável pelo bronzeado da pele é a DHA ou dihidroxiacetona, o mesmo usado nas fórmulas de autobronzeadores em loção aplicadas em casa. A substância surgiu há 20 anos, para esconder manchas na pele, de vitiligo, por exemplo. Acabou se tornando a queridinha de quem quer se bronzear sem correr os riscos que os raios solares impõem à pele. Está liberada até mesmo para gestantes e crianças. "Não há notícias de efeitos colaterais", diz Sonia Voss.

A DHA reage com a queratina da epiderme, alterando sua cor. Mas não é o único componente dos jatos bronzeadores. Muitas fórmulas contêm também corantes que intensificam o efeito dourado. Geralmente, estão presentes nos que oferecem gradação de tom para peles claras ou morenas. A desvantagem dos corantes é que a cor obtida com eles esvanece mais rapidamente - após cerca de quatro ou cinco dias. Com a DHA isso leva de 10 a 15 dias, pois a cor desaparece à medida que a pele se renova. A vantagem dos corantes é que dão uma tonalidade intensa já na primeira aplicação. Pessoas muito claras que aplicam jato só com DHA precisam de, no mínimo, três sessões para ficar com a cor encontrada nas praias de Ipanema.

"Quem tem pele muito clara deve optar por um processo de escurecimento gradativo, para que o resultado fique mais natural", sugere Sonia Voss. O método é eficaz até mesmo para quem não consegue se bronzear no sol. "Pessoas que só ficam vermelhas podem, finalmente, ganhar um dourado saudável", garante a empresária Silvana Coutinho, da empresa de jatos bronzeadores Harmony Care. Ela conta que o sistema também serve para disfarçar estrias, celulite, vasinhos aparentes e varizes. "Cobre muito bem as imperfeições e pode ser usado em todos os tipos de pele."

Cuidados essenciais:

* A depilação deve ser feita, no mínimo, oito horas antes do procedimento.
* É recomendado fazer uma ducha para retirar da pele resíduos de hidratante ou de desodorante, antes do bronzeamento a jato.
* Durante a sessão, é melhor optar por roupas íntimas ou biquínis de cores escuras.
* Não é aconselhado usar roupas justas após a sessão, para não manchar a pele.
* O banho e a exposição ao sol estão liberados após oito horas da aplicação.
* Tomar sol com filtro solar é indispensável, pois a pele continua desprotegida. Apesar da cor, a pele não está bronzeada, ou seja, não houve estimulação da melanina, que oferece certa proteção aos raios solares.

No salão...
Saiba o que é preciso providenciar antes de oferecer o bronzeamento a jato:

O profissional que fará a aplicação deve ser qualificado, pois o produto exige cuidados especiais no manuseio. "Áreas como pés, mãos, joelhos e cotovelos, por exemplo, mancham mais facilmente", avisa Maria Claudia Ferreira, diretora da Bronzeatto. O curso tem duração de três dias e acontece na própria empresa fornecedora. "O nosso curso é gratuito e não é necessário ter qualificações anteriores. No entanto, o conhecimento da área estética favorece o entendimento do processo", diz Luis Henrique Llovet, da Solearte.

O ambiente em que o jato será realizado precisa ser privativo, com persianas na janela, por exemplo, pois o cliente precisa estar com roupa de baixo, ou mesmo nu, para um bom resultado. Boa ventilação e bastante luz para que a aplicação seja uniforme também são importantes, assim como azulejos no piso e na parede onde será feito o jato, pois facilitam a limpeza. Acoplado à sala é interessante ter um banheiro para o cliente tomar uma ducha após a exfoliação da primeira parte do tratamento.

Cláudia Duarte Cunha

publicidade
publicidade