Mechas para morenas

Quer ser um ás das highlights? Descubra como os coloristas tops escolhem as melhores técnicas e nuances de acordo com a tonalidade da cútis da clientela 

Foto: Shutterstock
Jennifer Lopez com raiz escura e mechas em vários tons de castanho, do dourado ao bege
 
1. Sofistique as peles olivas

Tez morena com fundo esverdeado é muito comum no Brasil. “Nesse tipo de cútis, faço mechas com cores mais quentes e fortes, como caramelo, bronze, acobreado, marrom terroso”, diz o hairstylist Alex Safra, de São Paulo. O profissional costuma construir highlights bem finas em dois ou três tons para dar leveza e sofisticação às madeixas. “O grande lance é criar contraste para equilibrar e iluminar a face, que muitas vezes apresenta manchas e olheiras.”

2. Fuja do artificial

O cabeleireiro Luiz Cintra, do salão Emília Borges,em São Paulo, jamais faz mechas claríssimas no estilo blondie platinada em pele morena. “Fica fake, principalmente no caso de algumas nuances que deixam a cabeleira amarelada, o maior medo da clientela”, diz. O tom mais claro adotado por ele é o dourado-avelã. A professora Sônia Albaneja, do curso de Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi (SP), também alerta para o fato de que cores ultraclaras em contraste com cútis escura podem deixá-la mais dark ainda.

3. Deixe a raiz mais escura

Uma tendência sob medida para a estação: preservar a cor dos fios próximo ao couro cabeludo para criar um contraste com a pele, a partir daí fazer luzes em degradê em tom sobre tom e ir clareando do comprimento para as pontas. “Faço a proposta de brincar com as nuances caramelo e mel, que preservam a morenice dela”, diz o hairstylist Luiz Cintra. Ele também costuma trabalhar com chocolate, avermelhados ou amadeirados.

4. Aposte na diversidade

Quando atende clientes com a pele morena oliva, o top hairstylist Julio Crepaldi, do salão Galeria,em São Paulo, oferece mechas em vários tons de loiro. “Escolho entre as nuances caramelo (loiro escuro dourado, loiro médio bege dourado), os cobres naturais (loiro escuro dourado acobreado, loiro médio acobreado), e os marrons (loiro médio cinza natural ou loiro claro cinza dourado). O expert escolhe a técnica de acordo com o estilo da pessoa, a idade e a densidade das madeixas. Para as jovens, ele deixa o aspecto natural, com highlights de raiz escura e pontas mais claras, como se fossem naturalmente criadas pelo sol. “Já nas mulheres de meia idade, o ideal é construir luzes que fiquem homogêneas”, revela. Quando o cabelo tiver baixa densidade, ele recomenda fazer luzes próximas do rosto, dando a impressão de maior volume.

5. Invista em mechas costuradas

O segredo do hairstylist Jomas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro, na hora de atender clientes com pele morena é criar highlights com movimento. Para isso, ele lança mão de dois truques: na técnica de papel-alumínio, o profissional separa as madeixas perto da raiz sempre de pontos diferentes, garantindo um efeito mais natural, e trabalha com as mesmas costuradasem diagonal. Oexpert prefere usar coloração que clareia até três tons a partir de base castanha. “Atualmente trabalho bastante com o marrom amêndoa, que confere um resultado sofisticado.”

6. Faça luzes coordenadas

Uma ideia moderna é criar uma combinação inusitada de mechas em tons frios e quentes. “Para dar uma pitada fashion às nuances hot, como mel, eu costumo coordená-las com alguma tonalidade fria, como loiro pastel ou bege”, revela o hairstylist Alex Safra, de São Paulo. O resultado traz mais vivacidade ao look, sem deixá-lo blondie.

7. Acerte o loiro

Sua cliente com pele morena quer ficar blondie? O top colorista Juha Antero ensina o caminho: o profissional faz as highlights com papel-alumínio, técnica que considera a melhor nesse momento. “Isso porque permite trabalhar com vários tons ao mesmo tempo, com segurança e limpeza”, revela. Ele aposta no mix das nuances areia, bege e dourado claro como as mais modernas para criar um look loiro sob medida para quem tem tez morena clara, média e até oliva.

8. Ilumine o visual

A técnica chamada de Sun Kiss é a escolha do hairstylist David Mello, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, para modernizar o look das clientes morenas. O profissional faz mechas ton sur ton sem papel, com descolorante, para clarear do comprimento às pontas, começando na altura do nariz. “Esse procedimento deixa um aspecto natural, como se o sol tivesse clareado naturalmente o final das madeixas, iluminando o rosto delas”, revela.

9. Faça mix de técnicas

O hairstylist Guilherme Guedes, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, usa toda sua habilidade para fazer mechas de dois a três tons (marrom dourado, dourado e bege) em morenas. “Nesse caso, uso duas técnicas: com pincel, para alcançar um clareamento mais intenso em algumas madeixas, e à mão livre, que garante a naturalidade ao look.” O profissional costuma usar descolorante e coloração sem amônia para fazer as highlights, preservando a integridade do fio. “O dano é menor e o acabamento superior”, assegura.

10. Revolucione com cor

Uma proposta ousada para dar um ar mais fashion ao visual das morenas é adicionar mechas coloridas aos cabelos. “Trata-se de uma tendência inspirada no look Decibel, do Trend Vision 2013 da Wella Professionals”, revela AJ Medeiros, educador da grife. Após o processo de descoloração, enxágue os fios e jogue de leve o calor do secador. Essa técnica permite reforçar o pigmento. Em seguida, opte por um tom, como o violeta, ou mescle-o com outro, como o vermelho. O método é ideal para clientes audaciosas, que não temem a moda e encontram nas tendências uma forma de se expressar com o espírito livre”, diz o profissional.

Sandra Hirata

publicidade