Xampu legal

Os limpadores sem sulfato são a nova arma para deixar os cachos lindos, aumentar a durabilidade da cor e diminuir as reações alérgicas no couro cabeludo

Fabio Salsa
 
Houve uma época em que, por falta de opção, o mesmo xampu era usado no lavatório para higienizar todo tipo de cabelo, do colorido ao alisado. Hoje, felizmente, existe um limpador para cada tipo de fio e as novidades não param de surgir. A mais recente, que você precisa conhecer, são os xampus sem sulfato (sulfate free). Esse tipo de produto é livre de detergentes, como o lauril éter sulfato de sódio, substância que remove as impurezas, faz aquela espuma que tanta gente adora, mas pode remover também a proteção natural dos fios, especialmente os mais sensíveis, ressecando-os e provocando de frizz à quebra, sem contar possíveis irritações no couro cabeludo. “Daí a grande sacada de fazer produtos livres de tanta ação detergente”, explica a engenheira química Sônia Corazza. A indústria deu um jeito e descobriu ingredientes como os tensoativos não iônicos e anfóteros que também limpam, mas não agridem. Outro detalhe desse tipo de produto: eles fazem pouca ou nenhuma espuma.

Foam free
O cabeleireiro Robson Trindade, do salão Red Door, em São Paulo, um dos maiores especialistas em crespos do País, é fã do xampu sem sulfato que não produz nenhuma espuma. “Eles deixam os cachos mais definidos e sem frizz”, garante o especialista. O problema é convencer a cliente de que os fios estão limpos, mesmo sem a presença de bolhas brancas durante a lavagem. “É preciso educá-la, explicando que não é a espuma que limpa”, diz Robson. O especialista criou um ritual com quatro aulas para ensinar a cliente a usar a novidade foam free. “Ela aprende que o xampu é do tipo carreador, ou seja, seus ingredientes quebram as partículas de gordura e higienizam sem esfregações ou espuma. Basta uma massagem suave em todo o couro cabeludo e, em seguida, limpar as mechas com as mãos, sem pente”, diz. Tudo isso para lavar de um jeito menos traumático para o cabelo e também para o planeta. “Sem espuma, há menor consumo de água e menos poluição nos rios”, diz Robson. Essa moda também deveria fazer parte da vida de quem está com as madeixas porosas, danificadas, estragadas, emborrachadas. “A lavagem tradicional piora esse quadro e a fórmula sem espuma é a solução para recuperá-lo!”, conta Robson.

Limpeza segura
Achou muito radical? Existem também os xampus sem sulfato que fazem um pouco de espuma para alegria da clientela. “Na formulação entram ingredientes que não são sulfatos, mas espumam”, explica Gustavo Mafio, gerente educacional das grifes TIGI e Senscience. Outra opção interessante é o produto com apelo natural. A cabeleireira Cris Dios, do salão Laces and Hair, em São Paulo, criou xampus sem sulfato, em que o agente higienizador é uma substância natural retirada de plantas. “Elas criam um pouco de espuma, chamada de saponina”, explica. Para ela, esse tipo de limpador é perfeito para quem tem couro cabeludo e fios sensíveis. “Ele mantém as cutículas mais intactas do que os xampus sintéticos”, declara. Outra grande vantagem do sulfate free é prolongar a vida da coloração. “Essas fórmulas são perfeitas para segurar a cor”, diz o expert. A grife Matrix criou, inclusive, o serviço Colorfix para ser feito na hora da coloração com os produtos Biolage Delicate Care, uma linha sem sulfato. A L´Oréal Professionnel oferece o Delicate Color, um limpador sulfate free específico para evitar o desbotamento das colorações com tons vermelhos e acobreados.

Melhores amigos
UMA SELEÇÃO DE XAMPUS SEM SULFATO PARA USAR NO LAVATÓRIO E INDICAR COMO HOME CARE

SEM ESPUMA
Delicious Curls Cleansing Cream, Red Door Remove as impurezas dos cabelos crespos sem produzir nada de espuma.
No Poo Deva xampu do tipo foam free para ritual de cuidados do cabelo crespo ou sensibilizados por excesso de química.

PARA CABELOS COLORIDOS
Bonacure Color Save Sulfate-Free, Schwarzkopf Promove limpeza suave que protege a cor do desbotamento mesmo depois de 30 lavagens.
Delicate Color, L´Oréal Professionnel Xampu específico para lavar cabelos vermelhos e acobreados.

PARA OS SENSIVEIS
S Factor Health Shampoo, TIGI Sua fórmula sulfate free com ingredientes naturais, como urtiga, não agride os fios e tonifica o couro cabeludo.
Pure, Cris Dios Xampu natural sem sulfato com chá verde, gengibre, erva mate, alecrim e camolima para uma limpeza suave.

Sandra Hirata

publicidade
publicidade