Reportagem
edição 151 - Setembro 2008
Balayage supernatural
Na tendência NY Glam Meches, Redken, a palavra de ordem é suavidade. Porém, as cores não são totalmente puras. Trazem reflexos discretos e bem projetados em vez de mechas muito marcadas e contrastes intensos.
por Viviane Sato
FOTOS REDKEN (DIVULGAÇÃO)
CABELO RICARDO CHAMORRO, JOHN MIYATA, CLAUS BORGES, MATHEUS VIEIRAE MÁRCIA OLIVEIRA
Moonlight

O Redken Artist Claus Borges pensou no brilho da lua para elaborar a técnica que tem como intuito levar luz ao cabelo escuro. Primeiro são traçadas quatro linhas curvas partindo do alto da cabeça até a lateral direita a fim de desenhar quatro seções em forma de meia-lua. Depois se faz igual do lado esquerdo. As mechas selecionadas seguem a curvatura das divisões e são clareadas com Blonde Icing e matizadas com Shades EQ 09B Maroccan Sand. “As tonalidades obtidas ficam entre o marrom dourado e o marrom mel”, detalha o hairstylist.
FOTOS REDKEN (DIVULGAÇÃO)
CABELO RICARDO CHAMORRO, JOHN MIYATA, CLAUS BORGES, MATHEUS VIEIRAE MÁRCIA OLIVEIRA
Softness

A naturalidade da mulher brasileira foi a inspiração de Márcia Oliveira para o louro em que a base clara é realçada por mechas na cor bege. A partir de uma linha curva que vai da altura dos olhos até a parte central da cabeça separam-se seções levemente diagonais de dois centímetros nas laterais. Cada diagonal é subdivida em duas partes, a serem coloridas com Blonde Icing. “Uma é trabalhada em transparência e a outra, desfiada para conseguir reflexos bem sutis”, diz a Redken Artist. Por fim, neutralizam-se os fios com Shades EQ 09B Maroccan Sand.
FOTOS REDKEN (DIVULGAÇÃO)
CABELO RICARDO CHAMORRO, JOHN MIYATA, CLAUS BORGES, MATHEUS VIEIRAE MÁRCIA OLIVEIRA
Bar code

Foram as linhas do código de barras que deram origem ao método produzido por Matheus Vieira. A idéia é fazer clareamento gradativo, sem marcação. Há mistura de mechas finas e largas em louro dourado e amendoado sobre fundo castanho claro dourado. Após dividir em quatro partes iguais, os fios são separados em ziguezague, intercalando uma seção com Blonde Icing e a seguinte sem produto. “A aplicação é feita com as mãos, mas o pincel pode ser usado se o cabeleireiro desejar maior definição”, revela o hairstylist. Depois, realiza-se a matização com Shades EQ 09V Platinium Ice.
FOTOS REDKEN (DIVULGAÇÃO)
CABELO RICARDO CHAMORRO, JOHN MIYATA, CLAUS BORGES, MATHEUS VIEIRAE MÁRCIA OLIVEIRA
Correction

Como o nome diz, o método desenvolvido pelos Redken Artists Ricardo Chamorro e John Miyata tem como objetivo escurecer o cabelo que alcançou clareamento indesejado, corrigindo a tonalidade. Para fazer o look, os fios são divididos em quatro partes verticais. O trabalho de mechas com o tonalizante Shades EQ 05B Brandy (um tom castanho claro) começa na nuca, em porções diagonais até o alto da cabeça. Depois as laterais passam pelo mesmo procedimento, do canto externo dos olhos até o final da orelha. Ao final, forma-se um triângulo no topo da cabeça que remete a um pequeno diamante onde não é necessário fazer os reflexos invertidos. “Mas quando o cabelo está claro demais pode ser preciso colorir essa seção também”, explica Ricardo. Após 20 minutos, as madeixas devem ser lavadas com Shampoo Color Extend e recebem o tonalizante incolor Crystal Clear, apenas para dar brilho. Passado o tempo de pausa, nova lavagem, desta vez com Shampoo e Condicionador Color Extend. O resultado final é um bonito marrom iluminado.
© Duetto Editorial. Todos os direitos reservados.