Reportagem
edição 149 - Julho 2008
Bambu para tratar os fios
Conhecido por sua versatilidade, o bambu ganha espaço na indústria cosmética em produtos que levam seu extrato. Rico em aminoácidos e minerais,contém substâncias hidratantes que cuidam muito bem, tanto do cabelo quanto da pele
por Mayla Siracusa
JANAINA REIS
Originário da Ásia e bastante encontrado no Brasil, o bambu é uma matéria-prima com mil e uma utilidades. Bem antes do Descobrimento, os índios já produziam flechas a partir de suas varetas. Com as resistentes fibras, se faz suporte de pipas, varas de pescar e utensílios para a cozinha. Sua aplicação no artesanato e construção também é velha conhecida. O material pode ainda ser usado para produzir móveis, em sistemas de irrigação, projetos de paisagismo, como lenha, carvão, instrumento musical, protetor de solo e até na fabricação de tecidos.
Item em alta
Por suas características restauradoras e hidratantes, que dão mais força e vida ao cabelo e à pele do rosto e do corpo, na área cosmética, o bambu é o ativo queridinho da vez. Hoje é possível encontrá-lo em formulações de xampus, condicionadores, máscaras, ampolas, finalizadores; além de cremes, sabonetes, óleos para o corpo e loções hidratantes para o rosto. “O extrato de bambu é rico em aminoácidos, minerais e vitaminas A, B e C. Traz propriedades restauradoras, hidratantes, emolientes e protetoras”, avisa a farmacêutica Vânia Leite, gerente de desenvolvimento de produtos da Vita Derm. Ela acrescenta ainda que o extrato de bambu restaura a elasticidade. “E confere hidratação tanto à pele quanto ao cabelo onde atua na redução do volume”, ressalta a especialista.

Presente no salão
As empresas de itens destinados ao uso profissional se renderam aos benefícios do bambu e não demoraram muito para lançar linhas inteiras compostas com o ativo. Caso de Midollo di Bamboo, AlfaParf; e Biolage Fortethérapie, Matrix, que promovem a reconstrução da fibra capilar, devolvendo força e vida aos fios. O resultado do uso desse tipo de extrato está sendo aprovado pelos cabeleireiros. “Quando o fio resseca, ele endurece, abre pontas duplas e quebra. O extrato de bambu conseguerefazer sua estrutura, repondo água em seu interior e devolvendo a elasticidade”, diz o cabeleireiro Riva Rodrigues, técnico da AlfaParf. De acordo com o especialista, a explicação é simples e vem da própria arquitetura do material. “É só observar o bambu usado para fazer pipas. Ele enverga facilmente, ou seja, tem flexibilidade. Isso ocorre devido à grande capacidade de armazenar água em seu interior. O mesmo acontece com o cabelo, que fica mais maleável”.

A natureza agradece
Além de todos os benefícios estéticos citados, há ainda outro fator positivo,e hoje bastante valorizado, para o uso do extrato de bambu na industrialização de produtos. Trata-se de uma planta ecologicamente correta, cujo manejo não polui, pois não deixa resíduo, o que minimiza o impacto ambiental. Além disso, o arbusto cresce rápido e não exige cuidados especiais com agrotóxicos no cultivo. Para seu desenvolvimento normal, basta regar e podar as touceiras.
A planta na cabeça
DIVULGAÇÃO
O bambu aparece em fórmulas para usar no salão e dar continuidade ao tratamento em casa

1- Biolage Fortethérapie, Matrix
- Para cabelo danificado ou quimicamente tratado. À base de guaraná, bambu e ceramidas, restaura os danos dos fios e previne contra futuros problemas. São quatro produtos: Shampoo Fortificante, Condicionador Fortificante, Creme para Pentear e Máscara Fortificante.

2- Fastform, Itallian Hairtech
- Finalizadores com extrato de broto de bambu e shitake, substâncias ricas em sais minerais e vitaminas. Entre os produtos estão o Antifrizz Fastform que controla arrepiados e realça a luminosidade; além do Creme Modelador Hand Molder, que fixa e esculpe o cabelo.

3- Midollo di Bamboo, AlfaParf
- A linha de reconstrução para fios danificados por ação química contém seis produtos: Restructuring Shampoo, Daily Repair Reacharging Mask, Renewal Lotion, Cauterization Serum e Pro-Concentrate. Os itens têm como principal ativo o mineral silício, extraído do bambu.

4- Complexo Nutritivo Clorofila + Bambu, Triox
- Ampolas nutritivas tratam o cabelo enfraquecido, restauram, hidratam e remineralizam a fibra capilar, dando força e brilho. Tem filtro solar. Disponível em caixas com seis unidades.

5 - Natura Controlplant, Natura
- Sistema de tratamento exclusivo para cacheados. Combina óleo de abacate e extrato de bambu, que formam um filme protetor contra agressões externas, além de hidratar e definir as ondas. A linha traz xampu, condicionador, creme para pentear e máscara de tratamento intensivo.

6- Shampoo Inteligente Vida, Racco
- Indicado para cabelo oleoso, limpa os fios. Os extratos de kiwi e o bambu protegem o couro cabeludo de possíveis agressões provocadas por fatores externos como vento, sal e sol.
A planta na cabeça - continuação
DIVULGAÇÃO
7- Naturals Hair Bambu e Ginseng, Avon
- Com o exclusivo bioseed complex, combina extratos de sementes de uva, girassol e a planta Neem. Tem ação antioxidante, trata, nutre, fortalece e dá brilho. O xampu e o condicionador são indicados para o cabelo normal.

8- Shampoo e Condicionador Revitrat Daily Care, Dermage
- Controla o volume dos fios, devolvendo o equilíbrio natural, hidrata e traz um complexo doador de brilho à base de ginkgo biloba e extrato de bambu.

9- Leave-in Cia da Natureza Efeito Espelhado, Betulla
- O produto sem enxágüe tem efeito liso natural e ajuda a desembaraçar e a disciplinar o cabelo. Contém aminoácidos da seda, extratos de bambu e gengibre.

10- Máscara de Hidratação Balanceada, OX Plants
- Combina óleo de oliva com o extrato de bambu para restauração dos fios, dando hidratação, maciez e flexibilidade ao cabelo.

11- Máscara Capilar Bambu, Menta & Clorofila, Sparkkli Home
- Tem concentrado de folhas verdes ricas em clorofila que refrescam e remineralizam. A ceramida restaura a fibra capilar enquanto a proteína de trigo hidrolisada melhora a textura e o brilho.
No corpo e no rosto
DIVULGAÇÃO
Opções para procedimentos estéticos

1- Extratos de Chá Verde e Bambu, Lyor Cosméticos
- Composta por hidratante corporal, óleo para banho e sabonete vegetal em barra, a linha é indicada para refrescar, hidratar e dar toque sedoso à pele normal.

2-Gentle Bamboo, Roger & Gallet
- Os produtos trazem óleo de palma e de copra, além de seiva de bambu. Entre os produtos está o Shower Gel Exfoliante, com fibras da casca de coco e grãos finos para exfoliar a pele; e o Creme para as Mãos, com glicerina e aloe vera.

3- - Óleo bifásico purificante bambu, O Boticário
- As propriedades do bambu hidratam e dão maciez, além de perfumar a pele. Ideal para ser usado após procedimentos de exfoliação.

4- Bio-Cleanser - Bambu Brasil, BioAge
- Sabonete 2 em 1 com função de limpar e exfoliar a pele. Contém ativos extraídos do bambu e do arroz.

5- Recapture, Tracta
- As fórmulas contêm extratos naturais que combatem o envelhecimento da pele, entre eles o de bambu. São três itens: Gel de limpeza, Loção rejuvenescedora e Creme Hidratante FPS 15.

6- Creme Nutritivo Facial Vita Equilíbrio, Vita Derm
- Com extrato de shitake e bambu, apresenta ação nutritiva, anti-radicais livres e remineralizante. Devolve a luminosidade natural da pele por meio do óleo de oliva e das isoflavonas, que são compostos presentes na soja.

7- Aromatic Cleanser Concentrate Wellfeet, ArtDeco
- Concentrado de limpeza que refresca, desodoriza e limpa os pés. Os grãos de bambu presentes na fórmula exfoliam suavemente a pele. Para manicures que desejam oferecer serviço caprichado.

8- Óleo para Massagem Benephyto Bambu & Menta, Sparkkli Home
- Com menta piperita e laranja, tonifica e refresca a cútis. A hidratação fica por conta dos óleos vegetais à base de macadâmia, castanha-do-Brasil e também de gergelim.
© Duetto Editorial. Todos os direitos reservados.