Tire suas dúvidas

Tonalidade, fios grisalhos e vermelhos

ARQUIVO DUETTO
 
Qual o passo a passo para levar fios que estão no tom 7.0 até a tonalidade 9.3?
JANAÍNA, por e-mail

Depende se a altura indicada for natural ou colorida. Segundo Rodrigo Menha, da Primont Brasil, no cabelo virgem, basta aplicar o 10/30 (louro platina dourado) com emulsão oxidante estabilizada de 20 volumes na proporção de 1 por 1 e 1/2 (um por um e meio) e pausar 45 minutos. “Nos fios coloridos, deve-se fazer limpeza de cor com pó descolorante, como o Primont Powdered Lightening System, misturado ao oxidante de 10 volumes Primont Cream Developer. Deixar agir entre 10 e 20 minutos, até que o cabelo chegue à altura do tom 9”, ensina o profissional. Ainda de acordo com o especialista, na seqüência é preciso aplicar a tintura 9.32 (louro bege dourado) com emulsão de 20 volumes, na proporção de 1 por 1 e 1/2 (um por um e meio). Aguardar 45 minutos. “Por último, recomendo tratamento específico para o pós-química, como o Primont ZID, que estabiliza o pH, neutraliza resíduos e repõe provitamina B5 do couro cabeludo até as pontas”, finaliza Menha.

O que fazer com fios grisalhos que após serem pintados de vermelho ficaram alaranjados?
THERESA CRISTINA, por e-mail
O cabelo com mais de 50% de brancos precisa de pré-pigmentação para se obter cobertura uniforme. “Ela é feita usando-se coloração de base, que deve ter altura de tom correspondente à do vermelho a ser utilizado. Deve-se observar, ainda, a proporção de coloração para oxidante, seguindo a orientação da empresa fabricante dos produtos e levando em conta o percentual de fios brancos. No caso de Crystal Colors, Mix-Use, a dica é de 1 por 1,5”, explica Vanderlei Pompeu, técnico da marca. Segundo ele, se na próxima vez a cliente desejar um resultado daquele que a cor de fundo oferece ou se quiser algum reflexo nos fios, pode-se acrescentar uma cor fantasia misturada à de base.

Como devo eliminar a cor vermelha de um cabelo?
PRISCILA OLIVEIRA, por e-mail
Para escolher o melhor procedimento para retirada da cor, o ponto de partida é saber qual a desejada pela cliente. “Se pretende clarear a atual, recomendo a decapagem seguida de coloração, já que tintura não clareia tintura”, diz Ueber Lima, técnico da Lusty. Nesse processo, o profissional deve estar atento ao tom de clareamento a ser atingido. Uma vez que chegue ao desejado, a descoloração precisa ser interrompida e neutralizada com coloração. “Porém, se a cliente preferir uma mudança de cor, sem alterar altura atual, ou seja, se ela está com 6.60 e quiser outro tom na altura de 6.0, o colorista pode passar uma tonalidade mais escura, como a 5.1, com um intensificador, como o NCC Cinza da linha Lusty Color. O resultado será de marrom 6.7”, ensina Ueber Lima.

publicidade