Situada na região central do Brasil, a apenas 209 km da capital federal e a 926 km de São Paulo, Goiânia é considerada hoje uma das mais promissoras e saudáveis metrópoles do País.

         Com 1.056.330 habitantes, segundo levantamento do IBGE de 1996, a cidade ocupa 1.100 hectares de área urbanizada, dos quais cerca de um terço constituído de áreas verdes transformadas em parques, praças e jardins.

         Com área total de 972km2, o município limita-se ao Norte com Goianira, Nerópolis e Goianápolis, ao Sul com Aragoiânia e Aparecida de Goiás, ao Leste com Bonfinópolis e Senador Canedo e a Oeste com Trindade e Guapó. Situada a 749 metros acina do nível do mar, tem clima excelente com temperatura média em torno de 28 graus.

 Infra-estrutura avançada

         Impulsionada originalmente pela pecuária e pela agricultura, a economia do município apoia-se hoje principalmente no comércio, prestação de serviços e na indústria, sobretudo de alimentos, vestuário, móveis e mineração.

         Tem um sistema viário dos mais eficientes do País e dispõe de invejável rede de ensino pública e particular, com destaque para o ensino superior e profissionalizante, onde despontam a Universidade Federal, a Universidade Caltólica e inúmeros outros cursos de grande procura.

         Goiânia é referência nacional em diversos ramos de especialidade, destacando-se sobremaneira as especialidades médicas como oftalmologia, neurologia, tratamento de queimaduras, além dos setores de engenharia e planejamento.

         Com cerca de 85% das residências servidas de água tratada e 70% ligadas à rede de esgoto, Goiânia já conta também com um dos maiores e bem planejados aterros sanitários do Brasil.

 Capital dos eventos

         Por dispor de um clima excelente e estar localizada no centro geográfico do Brasil, próximo à capital federal, Goiânia vem se preparando para ser a capital brasileira dos grandes concressos, exposições e lançamentos de produtos. Para isso a cidade já conta com uma boa estrutura de serviços e de transporte, excelente rede hoteleira e o Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, um dos mais modernos da América Latina, onde é possível a realização simultânea de diversos eventos de grande porte, com capacidade para 5 mil pessoas.

         A animada vida noturna é também marca registrada de Goiânia, que atesta a diversidade de opções de lazer, que incluem, além dos parques, feiras e museus, quatro shopping centers de grande porte e extensa rede de bares e casas noturnas para atender mesmo o público mais exigente. O esporte é bastante cultivado, e a cidade conta com o Autódromo Internacional Ayrton Senna e o Estádio Serra Dourada, que se destacam sobremaneira no cenário nacional, além do Estádio Olímpico, o Hipódromo da Lagoinha e o Ginásio de Esportes Rio Vermelho.


página principal