Brasileiros não se sentem preparados para aposentadoria

31-05-2011

Cerca de 50% dos brasileiros entrevistados não se sentem financeiramente preparados para a aposentadoria e 25% não sabe qual será sua principal fonte de renda na aposentadoria. Além disso, 10% dos entrevistados esperam receber rendimentos de emprego remunerado para se manter em idade avançada. Apesar disso, 51% dos brasileiros têm o hábito de fazer planejamento financeiro, dado acima da média global (50%). Essas são algumas das constatações da pesquisa “O Futuro da Aposentadoria – O Valor do Planejamento”, divulgada hoje (31) pelo HSBC.

A pesquisa, que está em sua sexta edição, é o mais amplo estudo global sobre atitude e expectativa em relação ao envelhecimento. Neste ano, foram entrevistadas mais de 17 mil pessoas de 17 países, com idades entre 30 e 60 anos, sendo 1.027 brasileiros. Entre os destaques, o levantamento revela que há falta de preparo das pessoas em relação ao futuro. No Brasil, este fato também é observado, em consequência do baixo nível de compreensão da população em relação a finanças. Porém, 43% dos entrevistados brasileiros afirmam que buscam aconselhamento financeiro profissional.

“Os resultados desta pesquisa revelam o otimismo dos brasileiros em relação a aposentadoria, mas por outro lado a falta de planejamento é uma questão que merece mais atenção”, afirma Fernando Moreira, CEO da HSBC Seguros.

Principais resultados do Brasil

· Mais de 25% dos brasileiros consideram a aposentadoria como uma idade de liberdade (29 %), satisfação (26 %) e sabedoria (26 %).

· 53 % dos brasileiros esperam ter uma situação melhor que a de seus pais na aposentadoria, enquanto apenas 18 % acreditam que estarão em situação pior.

· Mais de 50 % das mulheres estão preocupadas com as finanças na aposentadoria, em comparação com 46 % dos homens.

· 36 % dos brasileiros acreditam que o planejamento financeiro é importante para uma aposentadoria feliz, juntamente com o carinho da família e dos amigos (36 %).

· 22% dos entrevistados recorrem a consultores financeiros independentes para aconselhamento e 18% procuram bancos e contadores.

Cenário

O cenário de aposentadoria no Brasil está mudando à medida que o perfil demográfico do país muda. Dados das Nações Unidas mostram que nos últimos 30 anos o perfil demográfico do país começou a evoluir, com a população de 65 anos ou mais aumentando ligeiramente de 4,1% em 1980 para 6,9 % em 2010. A previsão é que em 2050, 22,5 % da população esteja com mais de 65 anos.

No futuro, com o envelhecimento da população, haverá mais pressão sobre as pessoas em idade de trabalhar e sobre o Estado, pois será necessário prover rendimentos de aposentadoria e assistência médica para esse crescente número de aposentados. O resultado final dessas mudanças aponta que até 2030 o Brasil terá, pela primeira vez, mais adultos do que crianças, isso significa que aumentará o número de cidadãos aposentados, o que representa um encargo crescente para a economia brasileira. Planejamento e preparação adequados para a aposentadoria se tornarão essenciais.

Conclusão

Como em todo o mundo, o Brasil enfrentará nos próximos anos os desafios associados a uma população que está envelhecendo. É animadora a existência de uma forte tendência para maiores níveis de planejamento financeiro entre os jovens no país e uma disposição comum para continuar trabalhando por mais tempo para financiar a aposentadoria. Por outro lado, existe uma grande parcela da população que não sabe de onde virá sua renda na aposentadoria.

Fernando Moreira, CEO da HSBC Seguros ressalta que a atitude do brasileiro em relação à aposentadoria é de otimismo, porém é preocupante o percentual de brasileiros que não sabe qual será sua fonte de renda na aposentadoria. Por isso, é necessário desenvolver uma estratégia para incentivar estas pessoas a realizar seu plano financeiro e poder usufruir no futuro da recompensa do planejamento.

Serviço:

Relatório da pesquisa na íntegra - http://www.hsbc.com.br/1/2/ofuturodaaposentadoria

Links úteis aos usuários

Clique aqui e compare preços de produtos e serviços de informática

Clique aqui e compare preços de centenas de produtos

Matéria relacionada

- Mulheres e homens têm expectativas de carreira similares


Leia também outras matérias da seção Pesquisas:

- CANAL EXECUTIVO possui serviço de pesquisa sob encomenda

- Saiba o que leva cientistas a publicar em revistas internacionais

- 53% dos jovens querem mudar de emprego nos próximos 6 meses

- Empresas investem mais em auditoria e controles internos

- Vagas para executivos cresceram 26% em abril

- FCF-USP cria margarina probiótica e simbiótica sem gordura trans

- Vinhaça da cana aumenta emissão de gases do efeito estufa

- Estudo avalia uso das redes sociais por executivos

- Sisal é alternativa de baixo custo para compor alvenaria

- Carne suína é a menos presente no prato do brasileiro

- Mercado siderúrgico concentrado prejudica economia

- Residência médica gera sintomas depressivos em alunos

- Estudo detalha políticas de contratação em 2011

- Consumidor de celular foca no aparelho e não na operadora

- Estudo mostra como pais e filhos se relacionam com tecnologia

- Fuga de dados é a maior preocupação da área de TI

- Maioria se sente mais produtiva longe do escritório

- Trabalho flexível deixa de ser exceção para ser norma

- Mulheres das gerações X e Y brigam por espaço nas empresas

Clique Aqui e Veja Mais Pesquisas
Leia Todas as Últimas Notícias