Estudo traz tendências e honorários dos serviços de consultoria organizacional

23-04-2012

Com o objetivo de apurar e apresentar dados de referência de honorários de consultoria, treinamento e palestras/conferências e as tendências do mercado brasileiro, o IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização realiza há mais de 15 anos a Pesquisa IBCO de Honorários e Tendências da Consultoria no Brasil, um verdadeiro termômetro e referência nacional da atividade.

Desta 11ª Pesquisa, tabulada no início de 2012, participaram consultores de 20 estados de todas as regiões do Brasil: 89% pertencem às regiões Sul e Sudeste (mantendo o perfil da pesquisa de 2009 e compatível com a distribuição geográfica do PIB Brasileiro apontada pelo IBGE, com base em números de 2009: 71,2% concentrado nesses estados). Cerca de 41% dos Consultores que participaram da Pesquisa vieram da indústria e 37% vieram da área de serviços.

A Pesquisa revelou que os principais setores atendidos são o de Mecânica e Siderurgia 19%, seguido pelo Comércio Varejista com 16,5% e de Alimentos 14%, onde a Estratégia, Organização, Sistemas Gerenciais e Gestão de Negócios são os objetivos mais requisitados. A área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Ética é o setor que menos requisita: 0,5%.

E a mais esperada informação revelada pela Pesquisa é o valor médio da hora do consultor de organização sênior: R$ 209,00 / hora, inferior ao valor médio praticado em 2009 que era de R$ 214,00 / hora. O menor custo está no estado de Roraima.

A pesquisa indicou ainda um aumento no volume de negócios desde março de 2010 e revela perspectivas de aumento para este e os próximos anos. A demanda das PMEs por consultoria aumentou, principalmente na área de gestão, porém o desconhecimento quanto à utilidade da consultoria de organização afasta essas empresas de ter os serviços de Consultoria para o encaminhamento de seus problemas.

A Pesquisa revelou ainda o aumento da concorrência não profissional e a demanda de novos setores pela Consultoria Organizacional.

O cenário industrial, econômico, governamental e tantos outros, são avaliados com base em estatísticas, anuários, pesquisas e métodos que constituem fonte confiável para análise. A Consultoria de Organização, através do IBCO, órgão reconhecido pelo renomado The International Council of Management Consulting Institutes – ICMCI, que rege mundialmente a atividade, também tem ferramenta que é a base de consulta confiável para a indústria, o comércio, órgãos governamentais e todos os setores que fazem a história das nações. Site: www.ibco.org.br

Links úteis aos usuários

Clique aqui e compare preços de produtos e serviços de calculadora

Clique aqui e compare preços de centenas de produtos

Matérias relacionadas

- Baby boomers estão se aposentando, ao contrário das previsões

- 83% não recebem retorno sobre processo seletivo

- Mercado retomou contratação de executivos em março

- Brasileiro é o profissional com maior medo de negociação

- Brasil lidera na expectativa de aumento de salários

- 92% dos empresários pretendem aumentar salários em 2012

- Maioria dos brasileiros planeja trocar de emprego

- Saiba quanto tempo em média você deve ficar no emprego


Leia também outras matérias da seção Pesquisas:

- CANAL EXECUTIVO possui serviço de pesquisa sob encomenda

- 14% dos usuários usam redes sociais com foco profissional

- Trabalho remoto é bom para você e para o planeta

- Empresas vão investir mais em mídias sociais em 2012

- Estudo aponta mudanças na experiência de assistir TV

- Estudo vê maior vantagem competitiva em empresas que adotam business analytics

- Empresários e profissionais liberais já representam quase metade dos síndicos de SP

- Estudo mapeia área de compras nas empresas

- Empresas já reconhecem vantagens do uso de geomarketing

- Classe média emergente traz desafios às empresas, aponta estudo

- Profissionais trabalham além da conta e prejudicam saúde

- Estudo traça perfil do empreendedor digital brasileiro

- Executivos do país não estão prontos para atuação global

- Executivo de marketing não sabe agir ante revolução digital

- Estudo mostra que investir no cliente dá retorno certo

- Mais da metade dos gestores não atende expectativas dos comandados

- Estudo desvenda características comuns a empreendedores

- Brasil tem uma das menores cargas fiscais para profissionais de alta renda

Clique Aqui e Veja Mais Pesquisas
Leia Todas as Últimas Notícias