Dúvidas   Problemas   Sugestões

1 - DÚVIDAS

2 - PROBLEMAS

3 - SUGESTÕES DE MÚSICAS

 



1 - DÚVIDAS

1.1: De que eu preciso para usar o cante! ?

    Você precisa de um computador multimídia, com Windows. Para usar o cante! basta fazer o download (cópia para o seu micro) do cante.exe, que é o programa que transforma seu micro numa máquina de karaokê. Ele vem com uma música embutida, para você já sair cantando! Para fazer o download, vá até a página principal na seção "Programas", e clique no cante!. Observe onde salvará o programa para que você possa executá-lo depois, ok? Tanto o programa como as músicas são grátis! Pegue quantas quiser e visite regularmente nosso site, pois temos novidades todos os dias.

1.2: Eu preciso estar conectato à Internet para poder usar o cante! ?

    Não. Você pode usar o cante! sempre que quiser, não é preciso estar conectado. Você deve se lembrar onde (em que pasta) salvou o cante! quando fez o download, para que possa executá-lo depois. Saiba que pode criar um atalho em sua área de trabalho para facilitar seus acessos. Veja as instruções a seguir.

 

1.3: Como eu faço para criar um atalho do programa em minha área de trabalho?

    Para criar um atalho do cante! em sua área de trabalho, abra o programa, feche a tela inicial com a instrução de uso, clique com o botão direito do mouse sobre a tela de fundo (ou tecle a seta para cima). Irá aparecer o menu de opções: clique na opção "Configurar opções" > "Opções de instalação" > "Exibír ícone na área de trabalho".

 

1.4: Como faço para copiar as músicas KAR e MK1 para meu micro e tocar no programa?

    Para fazer o download das músicas, crie uma pasta chamada "CANTE" em seu computador para o destino das mesmas. Sugerimos salvar o programa cante.exe na mesma pasta, para o reconhecimento automático das músicas.

    - Dowload de arquivos Kar: clique com o botão direito do mouse em cima do nome da música > escolha a opção "Salvar destino como" e escolha a pasta onde você deseja que as músicas permaneçam e clique em "salvar".

    - Download de arquivos Mk1: - Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o nome da música > o site lhe redirecionará para o registro do programa do cante!: não é necessário efetuar o registro > apenas clique novamente com o botão esquerdo do mouse em cima do link de download da música > na janela do download clique em "salvar" > escolha a pasta e clique em "salvar" novamente.

    Para indicar as músicas ao programa, abra o cante!, feche a tela de instrução das setas e use a [seta para baixo] do seu teclado. Aparecerá uma lista de todas as músicas disponíveis para execução instantânea.

1.5: Porque algumas músicas não têm a qualidade tão boa quanto as demais?

    Nós ainda não produzimos nossos próprios arquivos KAR (apenas publicamos aqueles que recebemos de colaboradores), portanto a qualidade dos arquivos não depende diretamente da Turma do cante!. Estes arquivos são compostos de duas partes, a música (arquivo MIDI) e a letra (arquivo texto). A qualidade do som vai depender diretamente do modo como o arquivo MIDI foi gerado e do equipamento utilizado, da forma como a música foi "tocada" durante a gravação e do modo como o arquivo foi sincronizado. Isto varia muito de autor para autor. Entretanto, sempre que obtivermos versões melhoradas das músicas no site, iremos publicá-las.

1.6: Como faço para obter nota no final da música?

    O cante! não tem o recurso de pontuação (nota para o cantor no final de sua performance). Entretanto temos uma ótima sugestão para você. Trata-se do Microkê, uma versão Profissional de karaokê que permite a você cantar suas músicas favoritas e ainda obter a nota, de acordo com a sua performance. Basta ligar um microfone simples (aqueles que acompanham o kit multimídia) no computador.

    O site www.microke.com.br disponibiliza duas versões programa, com o exclusivo sistema de pontuação (nota para o cantor):
    - Microkê Standard: Possui compatibilidade com arquivos Mk1, Kar e Midi.
    - Microkê Platinum: Esta é última versão do programa que apresenta um novíssimo layout, executa arquivos St3, Mk1, Kar e Midi, realiza a troca automática das imagens de fundo (inclusive pode usar seus papéis de parede favoritos) e inclui o Lyrics Preview - uma exibição prévia das primeiras frases da música.
    Confira alguns dos recursos básicos de ambas as versões:
    - Pontuação (nota) para o cantor, com cinco níveis de dificuldade, sendo o ÚNICO programa que avalia a afinação do cantor e não a altura com que se canta.
    - Mecanismo de reserva de músicas pelo número, para serem tocadas em seqüência (para reservar uma música basta teclar + e o número da música; a tecla de inserção (ins) tem o mesmo efeito.
    - Impressão da lista de músicas e formação de álbuns
    - Controle de tom e velocidade da música
    - Controle de canais, que permite abaixar ou diminuir o som individal de cada canal (melodia, percussão etc.)
    - Tela de detalhes sobre a nota do cantor, permitindo verificar o nível de acerto sílaba a sílaba, além da visualização do solo da melodia num teclado de piano (dá até para aprender a solar a música em um teclado!)
    - tudo isso e muito mais num lindo visual!
    Sugerimos que visite o site www.microke.com.br e procure fazer o download do manual, ele é ricamente ilustrado e explica passo-a-passo as operações do programa.

1.7: Como eu mudo a imagem de fundo do programa?

    Abra o programa, feche a tela inicial das setas, clique com o botão direito na tela e selecione a opção "Escolher imagem..." no MENU de opções. Escolha arquivos de imagem do formato JPEG (*.jpg) ou Bitmap (*.bmp). Você pode utilizar qualquer imagem que funcione como papel de parede do Windows. Saiba que poderá encontrar belíssimas imagens no site www.cante.com.br > seção "Imagens".

    É de extrema importância que a imagem seja ampliada antes do download ser efetuado, caso contrário a mesma não ficará nítida.

1.8: O cante! é compatível com arquivos ST3?

    Não. O cante! interpreta arquivos .MID, .KAR e .MK1.
    Para executar o formato ST3, além dos já mencionados .KAR, .MK1 e .MID, recomendamos o Microkê : trata-se de um programa profissional de karaokê que ainda possui o recurso de avaliação (nota) para o cantor ao final da música. Para conhecer mais sobre o Microkê, visite o site www.microke.com.br.

1.9: Como faço para ouvir a música de demonstração ou voltar à tela de fundo original?

    Para ouvir a música de demonstração que vem no programa, > feche a tela inicial das setas > abra o menu de opções (clique com o botão direito do mouse sobre a tela principal) e selecione “Configurar opções” > “Tocar a música de demonstração”. Para voltar à tela de fundo original selecione no mesmo menu “Configurar opções” > “Usar a imagem de fundo original”.

1.10: Como faço para mudar o tom ou a velocidade das músicas?

    Como todos os recursos do cante!, isso é muito simples: utilizando as teclas [+] e [-] do teclado você aumenta ou diminui o tom da música. Para alterar a velocidade (tempo) utilize a tecla [Ctrl] em conjunto com as teclas [+] e [-].

1.11: Como faço para escolher as músicas que serão tocadas, sem ter que selecioná-las uma a uma (Play List)?

    A opção "Play List" (escolher as músicas e a seqüência) ainda não foi implementada. Entretanto, como o cante! lê as músicas em seqüência na pasta (diretório) que você indicar, pode-se conseguir esse recurso criando pastas somente com as músicas desejadas.



2 - Problemas

2.1: Como faço para o microfone funcionar no meu micro?

    Há um ícone de alto-falante na sua barra de tarefas, ao lado do relógio. Dê um duplo clique sobre ele para executar o aplicativo que controla o volume de seu micro. De dentro do controle de volume, clique no menu "Opções" e escolha a opção "Propriedades". Na caixa "Ajustar volume para", selecione "Reproduzir". Certifique-se de que o controle de volume para o microfone esteja marcado, na caixa que tem o título "Mostrar os seguintes controles de volume". Isso fará com que o controle de volume de saída do microfone esteja acessível dentro do aplicativo.
    Nesta tela, você poderá também clicar no botão "Avançado" e marcar a opção "Controle de ganho automático" para dar mais ganho ao microfone.
    Você também pode executar este aplicativo de dentro do cante!, através do menu "Configurar Opções", "Controle de volume...". O menu do cante! é acessado pela tecla [seta para cima] do teclado ou pelo botão DIREITO do mouse.

2.2: Na tela do cante! aparece a letra da música sendo executada, mas não consigo ouvir o som

    Para o cante! funcionar, ele precisa de um computador multimídia (com placa e caixas de som). Observe se o volume não está muito baixo ou desligado. Faça isso através do MENU de controle do cante! (tecla [seta para cima] no teclado ou botão DIREITO do mouse), selecionando "Configurar opções" e "Controle de volume...". Talvez seja necessário verificar também a configuração do programa, através do menu "Configurar opções" e "Selecionar a saída de som". Selecione cada saída, uma a uma, até conseguir ouvir o som da música.

2.3: Porque aparece a mensagem "A saída MIDI está sendo utilizada por outro programa ou não está configurada"?

    A mensagem acima pode significar que outro programa (talvez o próprio navegador) já está utilizando a saída de som. Isso pode acontecer mesmo que você não esteja ouvindo nada (o navegador reserva a saída de som para o caso de precisar usá-la em alguma página com músicas midi, por exemplo). Como você não precisa estar conectado para utilizar o cante!, feche o navegador (ou outro programa que estiver usando a saída de som), execute o cante! e divirta-se com as músicas que copiou.

    Esta mensagem também pode significar que a saída de som selecionada no cante! não pode ser aberta por outro motivo (dispositivo MIDI externo desligado, driver com problemas, porta inexistente, etc). Neste caso altere a saída de som no menu "Configurar opções" e "Selecionar a saída de som". Selecione cada saída, uma a uma, até conseguir ouvir o som da música.


 

2.4: Fiz o download, mas não encontro o programa ou as músicas

    Quando você faz o download (copia as músicas ou o programa), os arquivos ficam em uma pasta de seu micro. Caso você não tenha percebido qual foi a pasta de destino, utilize a opção de localizar arquivos do Windows (menu iniciar) e procure por cante.exe (programa) ou por *.kar (músicas). Ao localizar o programa, sugerimos criar um atalho em sua área de trabalho para facilitar seus acessos, vide tópico 1.3.

    Para escolher uma música, execute o arquivo cante.exe, clique com o botão direito do mouse e entre na opção “Selecionar música”. Indique ao cante! a pasta em que estão as músicas e escolha a música desejada. A maneira mais fácil é colocar o programa e as músicas na mesma pasta (diretório), pois aí o programa reconhecerá as músicas automaticamente, com um simples clique na [seta para baixo] do teclado.

2.5: Por que quando clico sobre as músicas o Windows Media Player começa a tocá-las ao invés do cante! ?

    Quando você dá um duplo clique sobre as músicas no Windows Explorer, o sistema chama o executor padrão de músicas para tocá-las. Você não deve executar as músicas diretamente na pasta, deve antes abrir o cante! e só então indicar as músicas para serem reconhecidas e executadas pelo programa. Aconselhamos a salvar na mesma pasta o cante.exe e as músicas, desta forma, o programa reconhece automaticamente as músicas. Basta clicar na [seta para baixo] do teclado e escolher as músicas que deseja cantar.


3 - Sugestões de músicas
 

3.1: Como posso colaborar com o cante! ?

    Você pode colaborar com o cante! ajudando a divulgar a idéia e enviando colaborações (arquivos kar) para o endereço webmaster@cante.com.br Porém, antes de fazê-lo, certifique-se de que ainda não o possuímos. A equipe do cante! agradece a colaboração voluntária que vem somar esforços em produzir entretenimendo saudável a custo zero para toda a comunidade internauta e sente-se motivada a aprimorar cada vez mais o serviço prestado.

3.2: Gostaria de sugerir o acréscimo músicas que não têm no cante!

    Nós não produzimos nossos próprios arquivos KAR, apenas publicamos aqueles que recebemos de colaboradores. Acrescentamos novas músicas diariamente ao nosso acervo. Visite regularmente a seção "Novidades" para saber das inclusões mais recentes.
    Se você quiser nos enviar sugestões, encaminhe o e-mail para o endereço webmaster@cante.com.br . Estamos acompanhando as paradas de sucesso e trabalhando para que o site esteja sempre atualizado com as músicas mais pedidas. Nossa intenção é tornar o cante! o melhor acervo de karaokê da Internet, de forma que sua opinião nos será muito importante.

3.3: Como posso ajudar a divulgar o cante! ?

    Se você gostou do cante!, pode ajudar a divulgá-lo. Conte a novidade para seus parentes e amigos. Fale sobre o cante! em salas de chat, mande emails, etc. Se possuir uma página na Internet, pode colocar um link para a página principal do cante! (www.cante.com.br) ou ainda um banner. Agindo dessa forma você estará incentivando iniciativas como a nossa, de presentear os internautas com programas de qualidade, sem custo algum.