• Região
O QUE É ALCA

PLEBISCITO - Leia tudo sobre o que significa a Alca



- O QUE É ALCA?

É a sigla de Área de Livre Comércio das Américas, um acordo internacional que pretende formar o maior bloco econômico do planeta — com 34 países do continente americano, com exceção de Cuba. Seu objetivo é ampliar o Nafta (Área de Livre Comércio das América do Norte), do qual fazem parte os Estados Unidos, Canadá e México. A Alca comportaria cerca de 800 milhões de habitantes e seria responsável por um PIB de quase 11 trilhões de dólares.

Porque um acordo de livre comércio?
O conceito de “livre comércio” remete à idéia de que o fim de barreiras em transações comerciais entre os países contribuiria para o desenvolvimento de todos. Na prática vemos que quando existem diferenças econômicas e sociais acentuadas entre os países, a liberalização comercial beneficia aqueles com maior poder econômico e sufoca os países pobres e em desenvolvimento.

Quem são os maiores interessados na Alca?
Os Estados Unidos são os patrocinadores da idéia e quem, até agora, têm ditado as regras do acordo. O país é responsável, sozinho, por 80% de todo o produto interno bruto do continente. O Brasil e Canadá são responsáveis por outros 10% e os demais países dividem os 10% restantes.

Como estão as negociações em torno da Alca?
Várias reuniões para a redação do texto do acordo têm acontecido desde 1994 entre os integrantes das áreas econômicas dos países envolvidos, sem qualquer transparência de debate com a Sociedade.

Por que combater a Alca?
Porque existem outros caminhos para o desenvolvimento do Brasil que não a dependência da estratégia norte-americana. O aumento da dependência de capital externo fere de morte qualquer possibilidade de se implementar um projeto de país soberano e de reduzir desigualdades sociais. Não se trata de ser contra o comércio entre países, o que é absolutamente vital para o crescimento da economia, mas sim de defender que cada país tenha a liberdade de procurar seus melhores parceiros.