• Caderno-D
Eliana procura adultos

TV — Apresentadora abandona crianças para estrear programa noturno


A apresentadora ElianeDa Agência JBOn News

A partir do mês que vem, Eliana passará por freqüentes sessões de fonoaudiologia. “Quero parar de vez de falar no diminutivo”, diz. O motivo pode assustar os pequenos fãs da loura: após 13 anos com atrações dedicadas às crianças e aos adolescentes, a apresentadora encerrará o seu programa diário e partirá para a conquista do público adulto, em um programa noturno semanal. A futura atração — que, em tom de brincadeira, vem sendo chamada de Eliana para adultos pelos colegas — só estréia em março, mas, já no próximo dia 12, a apresentadora encerra o seu programa atual. A mudança acontece em meio ao falatório sobre a má audiência do Programa Eliana — que estava na casa dos 5 pontos desde março e que caiu, no mês passado, para 4 de média. A loura rejeita os comentários: “Essa média é satisfatória para a Record, e a queda é compreensível em mês de Olimpíadas”.
O diretor de programação, Hélio Vargas, diz que a alteração vem sendo pensada há mais de um ano. Segundo ele, a direção da emissora percebeu em Eliana um potencial para lidar com o público adulto. O fato é que, com o novo passo, ela engrossa o número de apresentadoras que deixam para trás um formato de programa infantil de auditório que fez sucesso nas últimas décadas. “Esse é um gênero que deve ser explorado cada vez mais pelas TVs a cabo”, analisa Vargas.
Também é verdade que Eliana vinha há tempos se afastando das crianças. A apresentadora diz que não sentirá falta dos jovens, já que continuará cantando para eles (o próximo CD sai em outubro) e que pretende fazer mais filmes (Eliana e os golfinhos, o primeiro, estréia em janeiro). Além disso, diz ela, o novo programa poderá ser visto pela molecada, mesmo indo ao ar entre 22h30 e 23h30. “É para a família toda”.
Ainda com formato indefinido, o novo programa deve ter reportagens, entrevistas e debates. Eliana conta que vai procurar o seu próprio caminho. “O público me vê como moleca, mas eu tenho 30 anos”. Eliana começou como modelo publicitária. Integrou os grupos As Patotinhas e Banana Split antes de estrear o primeiro infantil, em 1991, no SBT. Em 1998, migrou para a Record, onde foi apresentadora infantil até 2003 — com seu visual sendo repaginado ano a ano. Com a mudança do programa para as tardes, foi atrás do público jovem. Antes de março, voltará a falar para adolescentes no projeto de verão da Record, ao lado de Márcio Garcia e de Ana Hickmann.