• Região
INSS inicia recadastramento de aposentados

PREVIDÊNCIA SOCIAL — Beneficiários serão convocados a fazer, no prazo de 90 dias, o redacastramento na agência bancária pagadora do seu benefício



Banco do Brasil de Santa Cruz é uma das agências que farão recadastramentoO Instituto Social do Seguro Social (INSS) começou a convocar neste mês seus beneficiários para o recadastramento. O censo, com a finalidade de atualizar os dados cadastrais do titular do benefício, será realizado em várias fases.
Para a primeira, que vai até fevereiro, estão sendo convocados 2,5 milhões de aposentados e pensionistas de todo o país.
Esse recadastramento deverá ser realizado no banco pagador do beneficiário, o qual foi contratado pelo INSS para realizar este serviço. Os beneficiários serão avisados quando devem fazer o recadastramento, através de um impresso no comprovante que o aposentado retira ao receber o pagamento de seu benefício.
Segundo a Previdência Social, este recadastramento tem o intuito de facilitar o contato da previdência com seus beneficiários, a fim de oferecer mais agilidade e comodidade na prestação dos serviços.
O beneficiário deverá comparecer pessoalmente para o recadastramento, que começa em novembro, mas em alguns casos — como viagem, doenças contagiosas ou dificuldade de locomoção —, um procurador cadastrado no INSS, ou um representante legal, poderá efetuar o cadastro no lugar do aposentado.
Os documentos obrigatórios para o recadastramento são o CPF e algum outro documento de identificação, como carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte. Os documentos complementares são comprovante de residência, Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e título de eleitor.
O beneficiário tem um prazo de 90 dias para se apresentar na agência bancária após a convocação. O não recadastramento implicará na suspensão do benefício. Só haverá liberação após efetuado o recadastramento que, neste caso, só poderá ser feito nas agências do INSS.
Fluxo — Segundo o setor de atendimento à pessoa física da agência do Banco do Brasil de Santa Cruz do Rio Pardo, o fluxo de atendimento na época do recadastramento não deverá ser muito intenso já que os beneficiários serão convocados aos poucos.
“Acredito que não haverá tumulto, pois é um procedimento rápido e as agências bancárias já possuem atendimento privilegiado ao idoso. Mas, se necessário, o banco providenciará mais funcionários para o setor”, contou Estela Serra Bianchi, do Banco do Brasil.
No que diz respeito à possibilidade de fraudes durante o recadastramento, os bancos não possuem nehum esquema especial, mas alegam que tomam constantes cuidados a esse respeito, como o recadastramento das senhas dos beneficiários a cada seis meses.
O beneficiário da Previdência Social pode consultar pela internet se participará ou não da primeira etapa do Censo Previdenciário, além de tirar dúvidas. O endereço eletrônico do site da Previdência Social é www.previdencia.gov.br.