• Cidade
Crianças fazem brinquedos com materiais recicláveis

EDUCAÇÃO — Brinquedos feitos por alunos de creche municipal serão expostos para a população



Casa de brinquedo contruída com 600 caixas de leite tipo longa vida
Carrinho de caixa de papelão, casinha feita com 600 caixas de leite, telefone de lata e barbante, avião de garrafa pet, binóculo de tubo de papel higiênico. Esses são alguns dos brinquedos de material reciclável em exposição desde ontem na creche municipal “Tereza Maria de Jesus”. A mostra estará aberta para visitação pública nesta sexta-feira, 29, das 8h às 10h e das 13 às 15h.
A exposição é a etapa final de um projeto idealizado e desenvolvido pelas professoras Simone de Almeida Pegorer, Silvia Gomes Pinho Mioto, Cláudia Cristina Vidor e Eliane Gomes Pinho Ferreira. Cerca de 80 crianças — do Jardim I A e B, Jardim II e Pré — participaram da confecção dos brinquedos.
Cláudia explicou que a idéia era fazer um projeto onde as crianças participassem integralmente, com temas do interesse deles. A professora Simone admitiu que um dos motivos da idéia ter surgido foi a indisciplina dos próprios alunos, detectada desde o começo do ano. “Na verdade eles jogavam os brinquedos, não valorizavam. Vimos a necessidade de confeccionar com eles, para darem mais valor aos brinquedos, saber guardar e saber brincar”.
Sílvia enfatizou ainda a escassez de brinquedos entre as crianças. “Nada melhor do que usar sucata, que é o que mais temos para fazer esses brinquedos”. Segundo as professoras, o objetivo foi alcançado e agora as crianças estão cuidando melhor de suas coisas. “Eles agora estão tomando conta do que fizeram”, contou Silvia.
Além da valorização dos brinquedos, o trabalho englobou outros pontos. “Na pré-escola, quando já se inicia a alfabetização, nós trabalhamos bastante as palavras, os nomes dos brinquedos, a leitura, a escrita e a lista de tudo aquilo que confeccionaram. Acredito que isso despertou bastante interesse”, relatou Simone.Crianças da creche, durante a construção dos brinquedos
O início do projeto foi em abril, quando houve uma reunião e os alunos começaram a arrecadar os materiais recicláveis. Os pais também participaram: cada um confeccionou em casa algum brinquedo que fazia na sua infância e levou para a escola.
A professora Claudia acredita que os alunos sentiram a importância do que fizeram porque trouxeram material reciclável de casa. “Eles contribuíram muito com o projeto, trazendo garrafas, papel, caixas e caixinha de leite”.
Simone explicou que a maioria dos brinquedos foi feita em sala de aula, envolvendo todos os alunos. “Foi utilizada a técnica da papietagem, que é a cola de farinha e água. Fizemos tudo utilizando esse material para ficar mais resistente”. Os materiais mais utilizados foram madeira, caixas de leite, garrafas pet, isopor, caixas de papelão, tubos de papel higiênico, tecidos, tampas de garrafa e latas.
Segundo as professoras, as crianças também ajudaram na criação dos brinquedos, sugerindo fazer trator, carro, robô, animais. “Cada vez eles estão inventando mais coisas”, disse Sílvia. O aprendizado também contou com noções sobre reaproveitamento de materiais recicláveis.
A diretora da CEIM “Tereza Maria de Jesus”, Aparecida de Souza Casanova, afirmou que está satisfeita com o resultado do projeto das professoras. “Educar é brincar e na educação infantil esse é o caminho”, explicou.