• Cidade
Hitler incentivou a criação do fusca

Fuscas construídos por AdairCriado no início da década de 30 por Ferdinand Porsche, na Alemanha, a pedido de Adolf Hitler, o Fusca — batizado originalmente de Volkswagen, ou “Carro do Povo”, em alemão — foi concebido para ser equipado com um motor de dois cilindros e refrigeração a ar. Com um rendimento péssimo, o veículo foi aprimorado e, em 1935, o “Carro do Povo” já havia sido batizado como Volkswagen Sedan.
Em 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o Volkswagen virou veículo de guerra — a refrigeração a ar facilitava até travessia de desertos. Porém, ao final do conflito, com a fábrica destruída e sem utilidade para fins militares, o modelo quase foi à falência. O inglês Henry Hirst foi o responsável pela retomada da produção no período pós-guerra.
No Brasil, os primeiros modelos importados chegaram no início dos anos 50 e o fusca só começou a ser produzido no país em 1957. Desde cedo o sedan ganhou o apelido, mas somente em 1984 a Volkswagen do Brasil adotou definitivamente o nome Fusca. Dois anos depois, em 1986, o automóvel deixou de ser fabricado no país.
Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, o carro voltou à linha de produção. Porém, três anos depois o veículo saiu novamente de linha.