• Região
Releitura dos Salmos: autor "poetiza" textos bíblicos

LITERATURA — Livro escrito por escritor e ex-vereador de Ipaussu, amante de rimas, é distribuído em Santa Cruz do Rio Pardo e região


Geraldo Peres Generoso e o livro
"Salmos de Davi Rimados” é a nova obra de Geraldo Peres Generoso. Autor de vários livros — desde infantil até poemas e livros históricos sobre Ipaussu —, ele admite que tem paixão por poesia há 43 anos. O amor pelas rimas o impulsionou a fazer o trabalho que levou cerca de três meses para ser concluído. “A rima é o sangue da poesia”, diz para justificar o surgimento da idéia. Geraldo explica que sempre teve facilidade com o gênero.
Durante a leitura das 96 páginas do livro será possível encontrar a poesia de Geraldo Generoso entrelaçada aos ensinamentos bíblicos do livro dos Salmos. Nesta edição, o autor “poetizou” 72 salmos de autoria do Rei Davi, segundo ele, sem prejuízos ao contexto original.
O livro não está ligado a nenhuma religião. O lançamento vem sendo feito nas cidades da região e tem agradado a públicos de todas as crenças. Inicialmente a obra seria distribuída pela Editora Sociedade Bíblica, mas a demora motivou o autor a tomar a iniciativa da impressão e distribuição.
Já está em andamento a continuidade da obra. Desta vez, Generoso irá publicar a versão poética dos Salmos 73 ao 150. Para esta nova versão, ele procura uma editora: “O trabalho de distribuição e divulgação é complicado e demanda muito tempo”.
A poesia começa com as páginas do livro. Logo no início, o leitor encontra uma dedicatória. Geraldo explica que o volume é também uma opção de presente, principalmente na época de Natal, e, por isso, deixou um pequeno texto que poderá acompanhar os votos de boa leitura.
Geraldo Peres Generoso nasceu em Timburi e viveu a infância e adolescência em Ipaussu. Estudou em Paraguaçu Paulista, formando-se professor. De 1983 a 1988 foi vereador em Ipaussu e presidente da Câmara entre 1985 e 1986. Em 1998, participou do IV Congresso Internacional de Unificação Cristão, no Uruguai, por destaque como jornalista patrocinado pelo jornal Washington Times. Em 2000, foi homenageado como “Intelectual do Ano” pelo jornal Francis Letras, de Goiás. Em 2005, foi premiado pelo Ministério da Cultura da Venezuela com o poema “Sol e Estrela”.
A obra — “Salmos de Davi Rimados” (96 páginas) pode ser adquirido através do telefone (14) 3344-1260 ou e-mail: geraldo 156@itelefonica.com.br. Em Santa Cruz, está a venda na “Banca do Jardim” próximo aos Correios. Em Ipaussu, no Bazar AZ ou com o locutor Evandro de Paula: (14) 3344-1260. R$ 15.