Toda prosa
15 de agosto de 2008
Diários inéditos de Orwell na web
Os diários escritos pelo britânico entre 1938 e 1942 viraram um blog
 
DIVULGAÇÃO
George Orwell no Marrocos
Desde o dia 9 de Agosto é possível descobrir um pouco mais sobre a vida de George Orwell, célebre autor dos livros A revolução dos bichos e 1984. O instituto britânico Orwell Prize disponibilizou na web, pela primeira vez, os diários escritos por Orwell entre 1938 e 1942. A iniciativa marca o aniversário de 70 anos de seus diários.

O blog será alimentado diariamente durante quatro anos e os textos serão postados exatos 70 anos depois da data que foram escritos, permitindo ao leitor acompanhar a viagem de Orwell ao Marrocos, para se tratar das doenças e dos ferimentos sofridos na Catalunha, durante a guerra na Espanha; seu retorno para o Reino Unido e suas opiniões sobre o cenário europeu que antecedeu a II Guerra Mundial.

Os diários domésticos mostram um Orwell desconhecido, que se interessa por plantas, animais e trabalho em madeira, entre outras curiosidades. Já nos diários políticos, o leitor encontrará o Orwell cujas observações políticas e pensamento crítico encantam e inspiram gerações desde sua morte em 1950. Neles escreve também sobre a Guerra Civil Espanhola e as reflexões políticas sobre o comunismo, o fascismo e a imprensa.

(http://orwelldiaries.wordpress.com/)