Reportagem
edição 12 - Abril 2006
A Segunda Guerra sob vários olhares
A maior guerra da história produziu a maior bibliografia de história militar
 
A maior guerra da história humana também produziu a maior bibliografia de história militar de todos os tempos. Há um pouco de tudo nas milhares de obras publicadas ao longo dos mais de 60 anos desde o fim do conflito.

Para quem quer começar a conhecer os seis anos mais impactantes do século XX, o ideal seria uma obra genérica que resumisse a história. Infelizmente, as melhores do gênero não estão traduzidas em português, como The Penguin history of the Second World War, de Peter Calvocoressi, Guy Wint e John Pritchard, um livraço de mais de 1.300 páginas; ou os resumos feitos por dois grandes historiadores britânicos, The Second World War, por John Keegan, e The Second World War: An Illustrated History, de A. J. P. Taylor. Mas há alternativas, que tratam tanto da guerra entre os aliados na Europa contra os alemães e seus aliados (como a Itália), assim como dos aliados contra o Japão.

Keegan e Taylor têm outros livros traduzidos em português que tratam da Segunda Guerra em vários capítulos. Leitura obrigatória é o polêmico livro de Taylor de 1961, The Origins of the Second World War (editado no Brasil como A Segunda Guerra Mundial, pela Zahar, em 1963, e reeditado com o apêndice "Como as Guerras Começam" em 1979).

Como se trata de um clássico, o livro deu origem a um outro, The origins of the Second World War reconsidered, com edições em 1986 e (revista) em 1999, em que as teses de Taylor são analisadas a fundo por vários autores.
Keegan teve vários dos seus livros publicados no Brasil. O mais recente editado é Inteligência da guerra (Companhia das Letras). O tema é fundamental porque o maior segredo da guerra só foi revelado nos anos 70: o fato de que os aliados interceptavam as comunicações militares alemães feitas pela máquina de criptografia Enigma. Depois de revelado, esse golpe de inteligência chamado projeto Ultra fez com que boa parte da literatura tivesse que ser modificada.
1 2 3 4 5 »