Feijão com arroz deve entrar na dieta

A combinação feijão e arroz é uma das melhores que existem para o organismo. O arroz tem um aminoácido que o feijão não apresenta e o feijão dispõe de um outro que não está presente no arroz. Quando consumidos juntos, os dois grãos originam uma proteína de excelente qualidade nutricional, equivalente à encontrada nas carnes.

Quem resolve fazer dieta para perder peso costuma logo vetar o feijão com arroz do prato, optando pelo simples bifinho ou frango com salada. Este é um erro muito comum, que pode colocar qualquer regime em risco.

- Não sei o porquê, mas muitas pessoas ainda trazem consigo a crendice de que arroz com feijão engorda. Falta de informação adequada. Além do valor nutricional, a ingestão do arroz com feijão proporciona uma saciedade de longa duração, muito diferente do hambúrguer, por exemplo, que nos faz sentir empanturrados e em pouco tempo nos causa fome, novamente – revela Ellen.

Outro mito é o de que diabéticos têm que cortar o arroz da alimentação.
- Claro que podem comer, e devem. Principalmente com feijão. Os diabéticos têm que evitar os risotos, pois na maioria deles, o arroz vem acompanhado de muita gordura, e as associações deliciosamente sedutoras do feijão com lingüiças, paio, carne seca ou bacon, pois são extremamente calóricas e ricas em colesterol – alerta.

Para a refeição ficar bem completa, o ideal é juntar vegetais, legumes e uma proteína como carne ou frango ao feijão com arroz. Com um prato assim, você garante uma alimentação rica em nutrientes, saudável e que não pesa na balança.

CONSULTORIA
Ellen Simone Paiva – Endocrinologista, nutróloga, titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, da Associação Brasileira de Nutrologia e do International Colleges for the Advancement of Nutrition e diretora do CITEN, Centro Integrado de Terapia Nutricional. Tel: (11) 5579-1561.

 

 
Política de privacidade | Condições de uso

Feminissima.com.br © Copyright2001 Luar Publicidade Ltda.

Voltar ao topo

Envie a um amigo

Imprimir