Cardápio básico para engordar

A maioria das dietas para engordar inclui alimentos ricos em carboidratos como massas e pães. Quando o paciente além de magro apresenta inapetência, o especialista pode receitar vitaminas associadas a uma substância estimuladora do apetite chamada ciproeptadina (orexígena).
- Em algumas situações temos que lançar mão de suplementos protéico-calóricos, mas a descontinuidade da utilização, o sabor forte e o custo elevado, inviabilizam o tratamento por longo tempo. E no caso de magreza, o tratamento é a médio e longo prazo – afirma a nutricionista Ermelinda Lara.

Mas não se deve sair por aí comendo todos os tipos de comida, pois alguns alimentos, como os ricos em fibras, por exemplo, fazem o efeito inverso, ou seja, diminuem o apetite.
- As saladas cruas e as frutas com casca são saudáveis, mas atrapalham o ganho de peso porque tiram o apetite. As frituras também devem ser evitadas pelo mesmo motivo – afirma a personal nutricionist Sheila Wowczyk.

Para a nutricionista o cardápio deve ser feito de acordo com o costume alimentar da pessoa, mas quem quiser pode conferir o roteiro básico sugerido por Sheila.

Cardápio básico

Desjejum
- 1 xícara de leite com achocolatado adoçado com mel
- 1 sanduíche de queijo com peito de peru e geléia
- 1 fruta com granola
- Vitamina de banana com leite em pó e mel

Almoço
- Carne (um pedaço grande de qualquer tipo)
- Arroz com feijão
- Suflê de legumes
Sobremesa: doce com creme de leite ou salada de frutas com sorvete

Lanche
- Milk-shake com sanduíche de misto-quente ou barra de cereal.

Jantar
- Carne
- Massa ou purê de batata
- Salada de legumes cozidos com maionese.
Sobremesa: gelatina ou pudim de leite

Ceia
- 1 iogurte de fruta com mel

 

 
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