Alimentos que queimam calorias

Parar de comer para emagrecer é uma velha prática que não dá muito certo e ainda prejudica a saúde. Mas que tal fazer o contrário, comer para queimar calorias e de quebra mandar uns quilinhos embora? Não é magia, mas sim a propriedade de certos alimentos chamados de termogênicos.
- Quando digeridos, esses alimentos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer - explica o cardiologista especializado em nutrologia e medicina biomolecular Sérgio Puppin.

Por exemplo, gengibre, pimenta vermelha e chá verde têm esse poder, mas não significa que comer um bolo de chocolate com uma xícara de chá vai fazer com que os pneuzinhos vão embora.
- Esses alimentos são coadjuvantes no processo de emagrecimento. É importante ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos para obter resultados - lembra a nutricionista Flavia Moraes, do Mundo Verde.

No entanto, segundo ela, quem introduz os termogênicos numa vida regrada pode ter grandes benefícios.
- Um paciente que aliou bons hábitos alimentares a três xícaras de chá verde por dia emagreceu 12 quilos em dois meses - conta a nutricionista.

Termogênicos devem ser consumidos regularmente

Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Mas há algumas medidas que queimam calorias sem nenhum sacrifício. Por exemplo, água gelada!
- Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna - conta Sergio Puppin.

Ele acrescenta que pegar sol sem filtro solar até às 10 da manhã e após cinco da tarde, e dormir em um quarto bem escuro, libera o hormônio MSH (hormônio estimulador de melanócitos), que queima gorduras.

O especialista cita, a seguir, alguns alimentos "milagrosos" que ajudam você a entrar em forma:

Pimenta Caiena (pimenta vermelha): aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo. Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford mostrou que a pimenta caiena, aumenta o metabolismo em 20%. Este mesmo trabalho evidenciou ainda sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Quantidade: 3 gramas ou 450mg (cápsulas), 2 vezes ao dia.

Gengibre: Um trabalho realizado na China mostrou aumento do metabolismo em 20%. Pode ser usada crua, refogada ou em forma de chá, 3 vezes ao dia.Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta. Pode também ser consumida em cápsulas de 500mg, 3 vezes ao dia, no entanto a melhor forma é ao natural.

Vinagre de maçã: Um “cocktail” de 1 1/2 colher das de chá na água, 2 vezes ao dia, inicialmente pela manhã, e posteriormente, durante uma das refeições, pode diminuir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses. Em quatro meses, 5 cm. Depois, o organismo “cria resistência” e é aconselhável interromper a seqüência a cada três semanas, descansando uma. Mulheres que apresentam infecção por monilia (cândida albicans), devem evitar o consumo de vinagre.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de “líquidos” e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes(como salmão e sardinha), semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima gorduras. Beba diariamente 1 xícara de cinco a 10 minutos antes das refeições.

Sergio Puppin pede cuidado para não se tornar vítima da "gordurofobia", ou seja, o pavor de aparentar alguns quilos a mais e a obsessão pela boa forma. Ele alerta também sobre outro aspecto do medo da gordura:
- É a obsessão das pessoas em escolher alimentos dietéticos nos supermercados, sem colesterol. Acabam comprando produtos cheios de gorduras ruins, hidrogenadas, com excesso de carboidratos e produtos processados e refinados - explica ele, lembrando que com os termogênicos, aliados a uma vida ativa e saudável, é possível reduzir o peso sem grandes sacrifícios.

Consultoria

 
A pimenta vermelha, o gengibre e o salmão são alimentos que aceleram o metabolismo
Política de privacidade | Condições de uso

Feminissima.com.br © Copyright2001 Luar Publicidade Ltda.

Voltar ao topo

Envie a um amigo

Imprimir