Jump class: uma modalidade divertida e eficiente

Por Fernanda Manhães *

O Jump Class também é conhecido como Aero Jump, Jump Fit e Power Jump, que são variações por metodologias de aula diferente.
É uma aula divertida com características aeróbias, com intensidade moderada e freqüência cardíaca entre 75 e 85%. É realizada com pequenos saltos, corrida estacionária e movimentos coreografados sobre uma mini cama elástica resistente que suporta até 150 kg, e reduz cerca de 90% do impacto em comparação ao solo. A aula tem duração de aproximadamente 45 minutos e é um significativo coadjuvante no controle do peso corporal, além de trazer outros benefícios aos praticantes.
Nas aulas de Jump podem ser gastas de 350 a 800 calorias. À medida que o equilíbrio dinâmico é desenvolvido, a lona será “empurrada” com maior intensidade pelo praticante, aumentado o trabalho de membros inferiores e o gasto calórico durante as aulas.

Bons motivos para se praticar o Jump Class

FORTALECIMENTO DE MEMBROS INFERIORES: Todos os principais músculos são trabalhados durante a aula. O quadríceps (parte anterior da coxa), os ísquios tibiais (parte posterior da coxa), glúteos e abdômen poderão ser bastante “modelados” com a prática regular da atividade;

REDUÇÃO DA CELULITE: Os pequenos saltos realizados na superfície elástica aceleram a função de “abre e fecha” das válvulas dos capilares linfáticos, acelerando o processo de drenagem da linfa e conseqüentemente auxiliando no combate à celulite;

ALTO PODER DE RELAXAMENTO: Não apenas por ser uma aula divertida, mas também por promover a “flutuação dos corpos” durante as aulas, consegue atuar intensamente na melhora do humor dos praticantes, tornando o Jump a melhor atividade anti-stress da academia;

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE;

MELHORA DA COORDENAÇÃO MOTORA E DA POSTURA CORPORAL;

AUXILIA AS FUNÇÕES DIGESTIVAS E RENAIS.

O Jump apresenta restrições apenas às pessoas portadoras de condromalacia patelar (quando as superfícies articulares da patela e dos côndilos femurais associados estão, de algum modo, amolecidas ou anormais) e hipertensão arterial. Além disso, é contra-indicada para alunos com labirintopatia severa, hérnia de disco em qualquer grau, hérnia inguinal, cardiopatia severa e gestantes.


* Sobre Fernanda Manhães
Fernanda Manhães é Professora de Aeróbica da academia Universidade do Corpo (RJ) e pós-graduada em Condicionamento Físico.
 

 

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