Barra Universo Online
o
  EXIBIÇÕES
 
Prêmios
Escola no Cinema
Pré-estréia na WEB
 

Prezado professor,

É conhecida a dificuldade de se passar aos estudantes uma visão de conjunto sobre o significado histórico do Século XX - as suas transformações nos campos da geopolítica, da cultura, da tecnologia e dos costumes.

A utilização didática do filme "Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos" é uma oportuniade única - esteticamente agradável, dinâmica, abrangente e precisa, do ponto de vista conceitual - para este fim.

Vencedor de oito prêmios nacionais e internacionais, o filme recebeu elogios não apenas da crítica especializada, mas também de historiadores como o prof. Nicolau Sevcenko (livre-docente da USP) e do teórico em cinema Jean-Claude Bernardet (livre-docente da ECA-USP).

O filme poderá ser exibido em sua escola, estimulando um debate com a presença de pelo menos um dos três especialistas na área que se associaram a esta idéia, além do diretor do filme, Marcelo Masagão:

Eduardo Valadares - historiador, professor da Rede Anglo em São Paulo, autor do livro "Revoluções no Século XX", da editora Scipione

Nelson Bacic Olic - geógrafo, professor há três décadas nas melhores escolas do Ensino Médio de São Paulo, editor de Cartografia do boletim Mundo - Geografia e Política Internacional, autor de vários livros, incluindo Oriente Médio - Uma Região de Conflitos e Guerra do Vietnã (ambos da Moderna)

José Arbex Jr. - jornalsita, professor do curso de pós-graduação de Jornalismo Internacional da PUC - SP, autor de trinta livros, incluindo "O Século do Crime", prêmio Jabuti de 1997.

"Por cerca de 3 anos estudei exaustivamente o século XX. Meu objetivo era entender um pouco este difícil e contraditório século em que vivemos. Em nenhuma outra fase histórica a dualidade criação/destruição se manifestou de forma tão potencializada. O resultado deste estudo é o filme-memória Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos onde discuto um pouco os acontecimentos e vivências deste século a partir de recortes biográficos de pequenos e grandes personagens.

Noventa e cinco por cento das imagens são de arquivo: filmes antigos, fotos, reportagens de TV. O filme não tem locutor e nem depoimentos orais dos personagens envolvidos. A sonorização é toda música, efeitos sonoros e silêncios. É sem dúvida um material muito rico para ser discutido com alunos em sala de aula. Como os lançamentos de filmes nacionais ficam restritos as grandes cidades do pais estamos propondo formas alternativas de exibir o filme "Nós que aqui estamos por vós esperamos". Organize a uma sessão exclusiva deste filme-clip do século em sua escola."

Marcelo Masagão

Se a exibição for na cidade de São Paulo, ligue para 011 - 289 47 92 / 287 55 90 - com Patrícia.
Se for fora da cidade de São Paulo, ligue 011 - 79 22 48 86, com Marcelo