Praias

Praias da bahia

28/9/2010

O paraíso das praias


Marina Silva

Compartilhe: facebook twitter orkut

 

 

Enseadas, baías, manguezais, arrecifes, florestas, coqueirais e areia branca. Tudo isso banhado pelas águas mornas do oceano Atlântico, entre piscinas naturais e altas ondas. Paraíso para turistas que buscam sossego ou agitação, a Bahia é o estado que possui o maior litoral em toda a costa brasileira. Não é à-toa que suas praias são sempre citadas entre as melhores do mundo.

 



De norte a sul, são mais de mil quilômetros de orla recheada de belezas naturais e infra-estrutura para atender ao turista mais exigente. Na Costa dos Coqueiros, no norte do estado, está o primeiro complexo de resorts do Brasil. São cinco hotéis gigantescos, com estrutura de primeira de frente a praia deserta, que formam o complexo Costa de Sauípe. Equipados com restaurante, piscinas, spa, centros náutico, de golfe, eqüestre e de tênis, os hotéis dividem a área com o Parque Ecológico Sauípe, uma reserva de 66 hectares de Mata Atlântica para a prática de atividades como caminhada, cavalgada, e ciclismo.

É nesta mesma área salpicada de coqueiros que está uma das praias mais famosas do litoral norte. Com seus 12 km de costa, Praia do Forte cresceu nos últimos anos e ganhou infra-estrutura sem perder o charme rústico da antiga vila de pescadores. Mas quem preferir sossego total, pode curtir o sol em Imbassaí, um pequeno povoado de ruas de areia, cheio de encantos. O encontro do rio com o mar é o destaque do vilarejo. Ou pode aproveitar e conhecer a famosa Aldeia Hippie de Arembepe, que foi moradia de Janis Joplin nos anos 70.

Curtição e natureza lado a lado


Mais ao sul, na Costa do Dendê, está a badalada Morro de São Paulo. Situada em uma ilha onde não circulam carros, o Morro é o point dos jovens no verão baiano, conhecido pelas boas festas e beleza incomparável de suas piscinas naturais. O patrimônio histórico ainda resiste ao tempo, como a Capela de Nossa Senhora da Luz e o Forte do Zimbeiro, construções datadas do início do século XVII.

Bem pertinho da agitada Morro de São Paulo, está a Ilha de Boipeba, de acesso mais difícil e, por isso, ainda mais preservada. Formada por quatro pequenos vilarejos, com locais ainda pouco explorados, a ilha é ideal para o descanso e passeios ecológicos.


Adrenalina na Costa do Cacau


Quem procura esportes radicais, vai encontrar muita adrenalina em Itacaré, situada na Costa do Cacau. Rafting, mountain bike, parapente, rapel, caminhadas da mata, banho de cachoeira. A variedade de atrativos é imensa. Mas é o surf o esporte mais praticado na região. Ondas perfeitas se formam durante todo o ano e atraem surfistas de todo o Brasil. Tudo isso está em sintonia com a estrutura formada por grandes resorts, hotéis, pousadas e campings, para atender a todos os tipos de visitante.


Bem próximo está a histórica cidade de Ilhéus. A localidade ficou conhecida pela produção de cacau e mantém ainda os antigos casarões da época áurea. O turista ainda pode aproveitar as boas ondas do distrito de Olivença e as belezas das reservas ecológicas de Mata Atlêntica, como o Ecoparque de Una e o complexo da Lagoa Encantada.


O Brasil nasceu na Bahia


Foi na Costa do Descobrimento, ao sul de estado, que a história do Brasil começou. Mais de quinhentos anos se passaram desde que os portugueses desembarcaram - e se encantaram - em Porto Seguro, mas a cidade continua a conquistar os visitantes. História e belas praias formam um par perfeito para o turista.

Mas a cidade chama atenção pelo movimento 24 horas por dia. Se de manhã o turista pode curtir a praia ou dançar nas barracas super estruturadas, à noite a animação começa na Passarela do Álcool e termina nas festas da orla. A tranqüilidade fica reservada para os povoados de Arraial D´Ajuda e Trancoso, localizados a 16 km e 24 km de Porto Seguro. São vilas rústicas que ostentam um charme discreto e elegante, numa terra que faz sol o ano inteiro.


Ecoturismo no sul da Bahia


O extremo sul da Bahia se destaca pelo vasto acervo natural e belas praias. A cidade de Caravelas é uma das mais visitadas a região conhecida como Costa das Baleias. O nome foi dado devido às visitas anuais das jubartes que partem da Antártida e permanecem no litoral baiano entre os meses de julho e novembro. Empresas especializadas organizam passeios e mergulhos em toda a região de Abrolhos, um arquipélago Transformado em Parque Nacional Marinho.

 

 

Share